RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

30/03/11

Direcção Regional de Cultura do Alentejo

MINISTÉRIO DA CUL TURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENT EJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO
– ABRIL 2011

DISTRITO DE PORTALEGRE

Concelho de Crato
COMEMORAÇÕES
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS – Água: Cultura e Património – No âmbito das comemorações do
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de Abril – este ano sob o tema Água: Cultura e Património – terão lugar no concelho do Crato – Flor da Rosa diversas iniciativas ligadas ao tema, designadamente exposições, rotas e percursos pedestres, apresentação de filmes.
Dia(s): De 16 de Abril a 1 de Maio (consultar programa próprio)
Local: Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
Org.: Câmara Municipal do Crato – Posto de Turismo, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) / Pousada de Flor da Rosa
Mais informação: T. 245 997 341– E-mail: turismo@cm-crato.pt - Página Web:http://www.cm-crato.pt/
Programa disponível em: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)

Concelho de Elvas
MÚSICA
Concerto de Mariza – Mariza, a artista nacional com mais reconhecimento em termos musicais num plano internacional, com vários discos de ouro e platina, atingiu patamares nunca antes alcançados por outro artista.
Após a sua digressão internacional, faz uma curta tournée nacional, apenas por cinco salas portuguesas, entre as quais se destaca o coliseu elvense, no qual apresentará o seu mais recente CD, intitulado "Fado Tradicional", que nos remete às raízes primárias da essência do fado.
Dia(s): 15 de Abril – 18h30
Local: Coliseu José Rondão Almeida – Elvas
Org.: Município de Elvas
Bilhetes: Os bilhetes para o concerto estão à venda no Posto de Turismo de Elvas, na Ticketline em http://www.ticketline.pt/ e nas bilheteiras do Coliseu, apenas no dia do espectáculo. Plateia VIP 25 euros; primeira plateia 20 euros; 1º anel 15 euros; 2º anel e lugares de visibilidade reduzida e para pessoas de mobilidade reduzida 10 euros.
Mais Informação: T.(+351) 268 639 740 - Página Web: www.milideias.pt/elvas/
(Município de Elvas)

Concelho de Monforte
EXPOSIÇÕES
Os Livros que Marcaram a Nossa Infância
Dia(s)/Horário: De 2 a 24 de Abril
Local: Biblioteca Municipal de Monforte
Org.: Município de Monforte
Mais informação/programa: T.: (+351) 245 578 060 – Página Web: www.cmmonforte.pt/

Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES
Alentejo meu África Minha – Exposição de escultura de Francisco Maria Marques Alexandre, um pontessorense residente em Avis que desde muito cedo manifestou interesse pela escultura. Autodidacta, começou pela madeira e chifre, trabalhou o ferro e inox e mais tarde o mármore, a sua paixão tardia.
Esta exposição é uma chamada de atenção para os grandes espaços (na Europa e África) onde o homem deve viver, respeitando a natureza e ao mesmo tempo um hino à memória do Alentejo das suas gentes e dos seus costumes e tradições.
Dia(s)/Horário: De 1 de Abril (inauguração) a 4 de Junho de 2011 – 17h00 (inauguração)
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Município de Ponte de Sor
Mais informação: T. (+351) 242 292 070 - Página Web: http://www.cm-pontedesor.pt/

Concelho de Portalegre
MÚSICA
Martina Topley-Bird – Alternativa / Blues – Martina Topley-Bird é considerada actualmente uma das vozes mais interessantes da música contemporânea, possuidora de uma voz que os críticos apelidaram de “celestial”, aliada a uma música inovadora e uma imagem bastante arrojada, que desde o início da carreira mereceu rasgados elogios por parte da critica musical internacional.
Dia(s)/Horário: 2 de Abril – 22h00
Local: Grande Auditório do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
Bilhete: Preço único: 5 €
Org.: Câmara Municipal de Portalegre
Informações: T. (+351) 245 307 498 – Página Web: http://caeportalegre.blogspot.com/ (CAE Portalegre)

Concelho de Sousel
EXPOSIÇÕES
A Paixão de Cristo – Tratando-se de mais uma exposição temporária do Núcleo Museológico de Sousel, é apresentado, no âmbito da mesma, um conjunto de treze peças repartidas entre escultura, pintura e relevo, pertencentes à colecção de Cristos de Sousel.
As peças seleccionadas retratam alguns episódios elucidativos do sofrimento físico, espiritual e mental de Jesus Cristo nas horas que antecederam o seu julgamento e condenação à morte, no Pretório do governador romano Pôncio Pilatos, e a sua execução através da crucificação no monte Calvário.
Dia/Horário: De 20 de Abril a 20 de Junho de 2011 – Segunda-feira a Sábado, das 10h00/13h00 e das 14h00/18h00
Local: Centro Cultural de Sousel, Largo do Convento
Organização: Município de Sousel
Informações: T. 268 550 100 – Página Web http://www.cm-sousel.pt/

DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Borba
MÚSICA
Noite de Fados – Com apresentação de Luís Martins e a participação dos fadistas João Rita, José Geadas, João Ficalho, João Tiago, Geninha Tiago, Patrícia Leal, Luís Lourenço, Rosamaria, Paula Ficalho e Toy Faria e os músicos João Ficalho (viola) e João Estequim (guitarra), esta noite conta ainda com a homenagem ao poeta popular borbense José António Letras Miranda e com uma ceia tradicional.
Dia(s)/Horário: 9 de Abril / 21h30
Local: Parque de Viaturas dos Bombeiros Voluntários de Borba
Org.: Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz
Mais informação/Marcação de mesas: T.: (+351) 268 082 544/ TM. 963 613 072 – Página Web: http://www.cmborba.pt/

Concelho de Estremoz
MÚSICA
À Descoberta da Música – Durante as férias da Páscoa serão realizadas diversas actividades educativas no âmbito da Música, nomeadamente sobre a História da Música, demonstração de instrumentos, jogos musicais e jogos de canto, música coral, ensaios assistidos, que culminarão numa apresentação pública. O prazo para inscrições decorre até dia 6 de Abril (quarta-feira).
Dia(s)/Horário: De 11 a 15 de Abril / 09h30 – 12h30 / 14h30 – 17h00
Local: Teatro Bernardim Ribeiro
Público – alvo: Entre os 7 e os 12 anos de idade
Número máximo de participantes: 20
Org.: Câmara Municipal de Estremoz
Mais informação: T.: (+351) 268 339 216 (Sector de Animação Cultural – CM Estremoz) – 268 339 222
(Teatro Bernardim Ribeiro) – E-mail: cultura@cm-estremoz.pt – Página Web: http://www.cm-estremoz.pt/

Concelho de Évora

APRESENTAÇÕES DE LIVROS
Caderno de Danças do Alentejo - vol. 1- No âmbito do Dia Mundial da Dança a Associação PédeXumbo faz a apresentação de Caderno de Danças do Alentejo - vol. 1, da autoria de Lia Marchi, Domingos Morais e Celina da Piedade. Este primeiro caderno que a PédeXumbo editou com Olaria Projetos de Arte e Educação, e com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, dá a conhecer repertórios das regiões de Castro Verde e Grândola, além de apontar contextos, locais, e de apresentar referências bibliográficas sobre as danças tradicionais e populares da região. Com esta iniciativa, para além de se ficarem a conhecer novas danças, e de se partilharem memórias, poder-se-à também dar um pézinho de dança, na respectiva oficina que se segue à apresentação.
Dia(s)/Horário: 29 de Abril / 15h00 Local: Biblioteca Pública de Évora
Org.: Associação PédeXumbo e Biblioteca Pública de Évora Obs.: Entrada livre
Informações: T.: (+351) 266 732 504 – Página Web: - http://www.pedexumbo.com/
COLÓQUIOS
A Imprensa em Évora no Século XX
Dia(s)/Horário: 13 de Abril / 21h00
Local: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Org.: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Informações: T.: (+351) 266 703 284
COMEMORAÇÕES
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS – Água: Cultura e Património – No âmbito das comemorações do
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de Abril – este ano sob o tema Água: Cultura e Património –terá lugar no concelho de Évora uma Visita Guiada ao Troço Monumental do Aqueduto da Água da Prata.
Dia(s): De 18 de Abril – 15 h00
Local: Partida das Portas da Lagoa - Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) / Câmara Municipal de Évora.
Mais informação/ Programa: T. 266 769 450 (DRCALEN) 266 777 071 (Posto de Turismo de Évora) – E-mail:info@cultura-alentejo.pt - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)
MARIONETAS
Convivências - O Teatrapo apresenta Convivências , Teatro de Marionetas com Francisco Obregon, destinado a um público com idade superior a 12 anos.
Dia(s)/Horário: 1 e 2 de Abril / 21h30
Local: Biblioteca Pública de Évora
Org.: PIM Teatro
Mais informação/Reservas: T.: (+351) 266 744 403 – TM: (+351) 965 529 612 – E-mail: pim@pimteatro.pt – Página Web: http://www.pimteatro.pt/
MÚSICA
Por este Andar – Fernando Tordo apresenta o espectáculo POR ESTE ANDAR, onde interpreta alguns novos temas do futuro álbum e clássicos como “Adeus Tristeza”, “Cavalo à solta”, “Tourada”, “Se digo meu amor”, ”Balada para os nossos filhos”, “Estrela da Tarde”, entre outras canções que fazem parte da história musical do nosso país. É um encontro marcado pela relação de proximidade que o cantor estabelece com o seu público através do prazer que revela em cima do palco, fruto de 47 anos ininterruptos de total dedicação ao seu trabalho.
Dia(s)/Horário: 8 de Abril / 21h30
Local: Teatro Garcia de Resende
Org.: Tordo Produções, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, CENDREV e Antena Sul - Bilhetes: 15 euros (preço único)
Mais informação/Reservas: T.: (+351) 266 703 112 – Página Web: http://www.cm-evora.pt/
TEATRO
O Capitalista, o Guia e o Carregador – Pelo Teatro Fórum de Moura - Uma viagem. Um deserto. Um Despedimento. A luta. Um crime. O Julgamento. O Capitalista, o Guia e o Carregador partem em viagem.
Primeira paragem: Estação de Hã. Segue-se o Deserto de Ninguém. Destino: Urtiga, cidade onde o Capitalista pretende fechar um negócio de petróleo. Atrás desta primeira expedição segue a concorrência. O Capitalista não quer perder o negócio. Tem de ganhar um dia de avanço: custe o que custar? O Capitalista, o Guia e o Carregador é a versão do Teatro Fórum de Moura de uma história contada pelo senhor B.
Dia(s)/Horário: 2 de Abril / 21h30; 3 de Abril / 16h00
Local: Teatro Garcia de Resende
Obs.: Espectáculo realizado no âmbito do protocolo de intercâmbio existente entre o Cendrev e o Teatro Fórum de Moura.
Mais informação: T. (+351) 266 703 112 (CENDREV - Teatro Garcia de Resende) – Página Web: http://www.cendrev.com/
WORKSHOPS
VII Workshop de Direcção Coral – Encontram-se abertas até dia 1 de Abril as inscrições neste workshop , dinamizado pelo Maestro Paulo Lourenço, dirigido a directores corais, ensaiadores de naipe ou a estudantes de música que pretendam fazer uma introdução à prática da direcção coral ou aprofundar conhecimentos já adquiridos. Com a duração de três dias, este workshop tem por objectivos proporcionar uma aprendizagem prática da direcção coral, com especial ênfase nas técnicas de ensaio e na agógica aplicada ao som; o estudo e preparação de partituras para ensaio; noções básicas de literatura coral e organização de repertório.
Dia(s)/Horário: 8, 9 e 10 de Abril – Consultar programa próprio
Local: Convento dos Remédios – Av.ª S. Sebastião – Évora
Org.: Eborae Mvsica – Associação Musical de Évora
Valor da inscrição: Participantes activos: 80 euros; participantes passivos: 50,00€
Mais informação: T.: (+351) 266 746 750 – Tm: (+351) 96 57 402 70 / 96 19 429 66 - E-mail: eboraemusica@mail.evora.net – Página Web: www.eborae-musica.org/

Concelho de Redondo
TEATRO
Vamos Contar Mentiras – Teatro de comédia com Luís Aleluia, Octávio Matos e outros, que retrata a confusão vivida em casa do casal Gama, na noite em que os mesmos comemoram 15 anos de casados. Com imensas e animadas peripécias, esta é uma peça que promete uma noite verdadeiramente hilariante.
Dia(s)/Horário: 9 de Abril / 21h30
Local: Coliseu de Redondo
Co – Produção: Município de Redondo e Artes e Produções
Público-alvo.: M/12
Bilhetes: Plateia – 10 euros; bancada 7,5 euros. Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural de Redondo (antes do espectáculo) e no Coliseu de Redondo (no dia do espectáculo).
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) / 266 989 217 (CCR bilheteira) – Página Web: http://www.cmredondo.pt/

Concelho de Reguengos de Monsaraz
EXPOSIÇÕES
Exposição/atelier de pintura de Gilberto Yañez – No âmbito do Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto, o artista espanhol Gilberto Yañez vai estar a pintar ao vivo na vila medieval de Monsaraz, acolhendo a Casa Monsaraz a sua exposição e atelier de pintura.
Gilberto Yañez é um autodidacta que há dois anos trocou a cidade de Barcelona (Espanha) pela vila de Monsaraz, após duas décadas de trabalho na área da maquilhagem no mundo da moda e da publicidade. Há seis anos, o artista começou espontaneamente a pintar a óleo, sem nunca ter tido contacto com a arte.
Quando chegou a Monsaraz, afirma o artista: “não sabia o que fazer, mas um dia surgiu a ideia de pintar os meus amigos, pessoas com quem trabalhei tantas vezes e que têm valor para mim. Porque não transformá-los em anjos? Desta forma unia os aspectos que sempre me provocaram conflito, o espiritual e o mundano, sempre presentes na minha vida. Aqui e agora inicio esta nova etapa que, espero, me ajude a compreender-me melhor e ao mundo que me rodeia.”
Dia(s): Até 15 de Maio - De quinta-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00
Local: Casa Monsaraz – Largo D. Nuno Álvares Pereira – Monsaraz
Org.: Município de Reguengos de Monsaraz
Mais informação: T. (+351) 266 508 040 – Página Web: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/

Concelho de Almodôvar
MÚSICA
Pega o Homem na Palavra – Recital de poesia musicada, pelo CENDREV, que tem como objectivo divulgar Poetas de todo o Alentejo, contando uma roupagem sonora original, da autoria de dois músicos alentejanos.
O critério na escolha dos poemas foi o de lembrar Poetas menos conhecidos do grande público, e que têm em comum serem do Alentejo e viverem no século XX.
Dia(s)/Horário: 20 de Abril – 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Almodôvar
Org.: Município de Almodôvar
Mais informação: T.: (+351) 286 660 600 (Município de Almodôvar) – Página Web: http://www.cm-almodovar.pt/

Concelho de Beja
PERFORMANCE
Camões é um Poeta Rap – A Arte Pública – Artes Performativas de Beja apresenta duas sessões destinadas às escolas desta performance poética com suporte vídeo, que assenta num conceito inovador ao aproximar a Lírica do grande poeta à nossa vivência contemporânea, através dos ritmos rap e hiphop , conciliando o público mais  jovem com a mestria da Língua Portuguesa.
Este espectáculo deixa ainda a marca da emoção no público que se apercebe das duras condições de vida do “Príncipe dos Poetas”, e de como Camões – o homem – transforma o infortúnio e o desespero em energia criadora – de que a força mental que extravasa no conjunto dos seus poemas é um exemplo de vida que resiste ao passar do tempo.
Dia(s)/Horário: 1 de Abril / 10h00 e 14h30
Local: Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Mais informação: T.: (+351) 284 315 090 (Pax Julia - Teatro Municipal de Beja) – Página Web: http://artepublica.pt/ http://blog.artepublica.pt/

Concelho de Castro Verde

DANÇA
AMARAMÁLIA – Estabelecendo um verdadeiro diálogo entre o canto e a dança, "AmarAmália" presta a devida homenagem à diva que tornou o fado universal. Coreografado por Vasco Wellenkamp, a partir dos fados de Amália Rodrigues, o bailado é uma exploração do dramático, através da luz e da sombra, da música e do
silêncio. Neste espectáculo, que já passou pelos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Reino Unido, constituindo-se um enorme sucesso de público e de crítica, Wellenkamp criou um fluxo de imagens turbulentas ligando as canções com estranhas e melancólicas colagens musicais da autoria de Carlos Zíngaro.
Dia(s)/Horário: 15 de Abril / 21h00
Local: Cine – Teatro Municipal de Castro Verde
Org.: Câmara Municipal de Castro Verde. Espectáculo integrado na CAL/Cultura Alentejo (Rede Intermunicipal) – Municípios de Beja, castro Verde, Cuba, Mértola, Moura, Santiago do Cacém e Serpa.
Co-financiamento: INALENTEJO/QREN/EU
Mais informação: T.: (+351) 286 322 985 (Cine -Teatro Municipal de Castro Verde) – Página Web: www.cmcastroverde. pt

Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES
“Só Bombas…Piroclásticas” – Exposição de bombas piroclásticas, na sua maioria com o rosto humano esculpido, trabalhadas por José Francisco Pereira, alentejano de Montoito.
O artista utilizou basalto, material criado pela natureza nos Açores: a massa de lava projectada pelos vulcões da ilha do Faial.
Dia(s)/Horário: De 25 de Abril a 25 de Maio – de terça a sexta das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábado das 10h00 às 13h00
Local: Galeria de Arte – Capela de Santo António – Ferreira do Alentejo
Org.: Município de Ferreira do Alentejo/ Museu Municipal de Ferreira do Alentejo
Mais Informação: T.: (+351) 284738700 (Município de Ferreira do Alentejo) – Página Web: www.cm-ferreiraalentejo.pt/

Concelho de Moura
EXPOSIÇÕES
MOURA BD 2011 – 17.º Salão Internacional de Banda Desenhada – Na sequência do concurso MOURA BD 2011, realiza-se a exposição dos melhores trabalhos apresentados. Dia 7 de Maio terá lugar, no Cine – Teatro Caridade, às 16 h00, a sessão de homenagens e entrega de prémios dos respectivos concursos de BD e Cartoon.
Dia(s): De 22 de Abril a 7 de Maio
Local: Praça Sacadura Cabral, Espaço Inovinter, Posto de Turismo e Cine – Teatro Caridade
Org.: Município de Moura/Moura BD
Mais informação: T.: (+351) 285 250 400 – Página Web: http://www.cm-moura.pt/

Concelho de Serpa
TEATRO
“Partida, Lagarta, Fugida!” – Direccionado a um público infantil (M/4), este espectáculo, pelo Lendias d’Encantar, mostra aquele “bocadinho” no quarto onde monstros verdes se cruzam com “chimpazilas”, e “elefões” jogam às escondidas com as “crocorafas” mesmo ao lado do Capuchinho Vermelho. Até que a luz se apague, entre uma viagem e uma história de monstros, há tempo para rir, ter medo e sonhar…
Dia(s)/Horário: 10 de Abril – 15h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Org.: CM Serpa. Espectáculo integrado na CAL/Cultura Alentejo (Rede Intermunicipal) – Municípios de Beja,
Castro Verde, Cuba, Mértola, Moura, Santiago do Cacém e Serpa
Co-financiamento: INALENTEJO/QREN/EU
Informações: T.: (+351) 284 543 050 (Cine – Teatro Municipal de Serpa) – Página Web: http://www.cm-serpa.pt/

Concelho de Vidigueira
EXPOSIÇÕES
“Detalhes” – Exposição fotográfica de Delmiro Palma
Dia(s)/Horário: Até dia 10 de Abril
Local: Átrio dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vidigueira
Org.: Município de Vidigueira
Mais informação: T.: (+351) 284 437 400 – Página Web: www.cm-vidigueira.pt/

LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL

Concelho de Santiago do Cacém
COMEMORAÇÕES
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS – Água: Cultura e Património – No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de Abril – este ano sob o tema Água: Cultura e Património – terão lugar no Sítio Arqueológico de Miróbriga, concelho de Santiago do Cacém, duas iniciativas ligadas ao tema, designadamente Visita Guiada às Termas Romanas de Miróbriga e Exposição dos Trabalhos do I Concurso de Fotografia sobre o Sítio Arqueológico de Miróbriga.
Dia(s)/Horário: 18 e 19 Abril – (consultar programa)
Local: Sítio Arqueológico de Miróbriga – Santiago do Cacém
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) / Sítio Arqueológico de Miróbriga.
Mais informação/ Programa: T. 266 769 450 (DRCALEN) – 269 818 461 (Sítio Arqueológico de Miróbriga) -
Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)
MÚSICA
AD LIMINA – Concerto de abertura do Festival Terras Sem Sombra que conta com a presença da Soprano Maria Bayo e a Orquestra "IL Divino Sospiro" sob a direcção do Maestro Massimo Mazzeo.
Dia(s)/Horário: 2 de Abril – 21h30
Local: Igreja Matriz de Santiago do Cacém
Org.: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, com o apoio do Município de

Santiago do Cacém
Mais informação/Programa: T.: (+351) 284 320 918 - E-mail: dphadb@sapo.pt – Página Web:http://www.diocese-beja.pt/site/


Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia do Alentejo, (Bruno Moleiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário