RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

28/04/11

AGENDA CULTURAL DE MAIO/2011

MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – MAIO 2011

DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Alter do Chão

TEATRO
FALAR VERDADE A MENTIR – Pelo CENDREV – Duarte é um jovem peralvilho, mentiroso compulsivo, apaixonado de Amália. Esta é filha do Sr. Brás Ferreira, um comerciante rico, do Porto que vem a Lisboa para casar a menina. Mas se Brás Ferreira apanhar o Duarte numa mentira, lá se vai o casamento com Amália. Joaquina, criada de Amália, esperta e ladina pretende casar com José Félix, ladino e imaginativo criado do General Lemos. Juntos tratarão de tornar verdade, perante Brás Ferreira, as mentiras que Duarte inventa. Nesta comédia Almeida Garrett põe a ridículo a sociedade burguesa no Portugal do século XIX. Este espetáculo integra a 2.ª edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s)/Horário: 13 de maio / 15h00
Local: Cine -Teatro Municipal de Alter do Chão
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) em colaboração com o Município de Alter do Chão
Mais informação/Programa: T. 245 610 000 (ext.: 329) – Município de Alter do Chão - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)

Concelho de Arronches

MÚSICA
Concerto pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica – Criada durante o ano letivo de 2005/2006, a Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica constituiu-se por iniciativa dos alunos e professores de Violino, Susana Nogueira e Luís Rufo (maestro), com o objetivo de promover a prática de Conjunto, estabelecer e reforçar as relações de partilha e cooperação a nível musical com reflexos na qualidade de interpretação instrumental. Este concerto integra a 2.ª edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s)/Horário: 7 de maio / 21h00
Local: Auditório do Centro Cultural de Arronches
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) em colaboração com o Município de Arronches
Mais informação/Programa: T. (+351) 245 580 080 (Município de Arronches) - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)

Concelho de Monforte

RECONSTITUIÇÕES HISTÓRICAS
V Reconstituição História e Etnográfica da Romaria a Nossa Senhora dos Prazeres – No âmbito desta iniciativa, para além da romaria e procissão, o respectivo programa conta ainda com degustação de produtos regionais, festa campestre, muita animação musical e exposições temáticas.
Dia (s)/Horário: 2 de maio (Feriado Municipal de Monforte) / 08h00 (concentração dos romeiros)
Local: Concentração para início da romaria no recinto de Feiras e Mercados de Monforte
Org.: Município de Monforte
Mais informação/Programa: T.: (+351) 245 578 060 – Página Web: www.cm-monforte.pt/

TEATRO
Molusco – Pela Projecto Ruínas – Associação – Dois investigadores da diáspora científica portuguesa partem para os EUA no rasto de um personagem histórico, protagonista de um crime. O trajeto é sinuoso e parco em evidências, mas é agora tempo de trazer a lume as conclusões. A sua curiosidade, rigor e método criaram condições ímpares para a investigação. Já o objeto de estudo tem o rigor de uma carinária ou de um burrié, mas nem isso os faz desanimar. Com um nível obsessivo de dedicação e uma criteriosa gestão de não se sabe bem o quê, evitam o fracasso a todo o custo. No entanto, um problema de objetividade parece comprometer os resultados. Este espetáculo integra a 2.ª edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s)/Horário: 14 de maio / 21h30
Local: Teatro – Cinema de Ponte de Sor
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) em colaboração com o Município de Ponte de Sor

Mais informação/Programa: T. (+351) 242 291 589 (Município de Ponte de Sor) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)

Concelho de Portalegre

FESTIVAIS

Festival One Wo/Man Band – Com a presença do portalegrense Little Orange (uma “mono band” cuja música permite viagens caleidoscópicas e incansáveis, que se estendem da Route 66 até Clarksdale, os berços míticos do Blues Negro e do Rock Pré-Histórico), One Man 100% Bluez (com o vocalista Davide Lipari, italiano que começou a interessar-se pelo blues nos seus anos de adolescente, inspirado pelos primeiros discos de Muddy Waters, Robert Petway e John Lee Hooker) e Petit Vodo (nome do mentor de um original projeto de blues, iniciado em 1997, que começou a sua carreira de músico como baterista de um grupo de blues na sua cidade natal, Bordéus) na noite masculina, e com The Venus Fly Trap (música atonal, perturbante e corajosamente não - comercial e Becky Lee (tocando guitarra, bateria e demais instrumentos e “aparelhos” para gerar percussão), na noite feminina do Festival.
Dia (s)/Horário: 20 e 21 de maio / 23h00
Local: Café – Concerto do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre
Bilhete: Preço único: 5 €/dia
Org.: Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, Pax Julia – Teatro Municipal de Beja, Teatro Municipal de Faro e Arte Sul.
Cofinanciamento: INALENTEJO/QREN/EU
Mais informação: T. (+351) 245 307 498 – Página Web: http://caeportalegre.blogspot.com/ (CAE Portalegre)

Concelho de Sousel

EXPOSIÇÕE
II Encontro Internacional de Arte ao Redor do Touro – Sousel acolhe uma exposição que reúne trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros, nas modalidades de pintura, gravura e fotografia, no âmbito do II Encontro Internacional de Arte ao Redor do Touro. Dia/Horário: Até 20 de maio – Segunda-feira a Sábado, das 10h00/13h00 e das 14h00/18h00
Local: Centro Cultural de Sousel – Largo do Convento
Organização: Município de Sousel
Curadoria: Galeria Vieira Portuense
Informações: T. 268 550 100 – Página Web http://www.cm-sousel.pt/

DISTRITO DE ÉVORA

Concelho de Borba
MUSEUS
Pólo Museológico Azinhal Abelho – Tem como principal atração a coleção de Marionetas (do mesmo género e época dos Bonecos de Santo Aleixo), que pertenceu ao Mestre Sandes (mestre bonecreiro que circulou com o seu teatro de marionetas por muitas destas localidades vizinhas e viveu na Orada). Esta tradição do teatro tradicional e popular de bonecos, associada ao Município de Borba (não esquecendo que os Bonecos de Santo Aleixo, hoje na posse do Centro Dramático de Évora, estiveram muitos e muitos anos na freguesia de Rio de Moinhos, com o Mestre Talhinhas), coloca Borba como pólo dinamizador do Teatro Tradicional do Alentejo. Ainda no pequeno museu é possível apreciar muitas outras preciosidades colecionadas por Azinhal Abelho, por exemplo, uma importante coleção de arte pastoril e pintura portuguesa do séc. XX.
Dia (s)/Horário: maio / 2ª a 6ª Feira entre 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30 - Visitas fora deste horário – agendar com a Junta de Freguesia de Orada
Local: Orada – Borba (Junto à Junta de Freguesia)
Obs.: Entrada gratuita
Mais informação: T.: (+351) 268 894 682 (Junta de Freguesia de Orada) – Página Web: http://www.cm-borba.pt/

Concelho de Estremoz

TEATRO
Vamos Contar Mentiras – Um hilariante espetáculo de teatro de comédia, com Octávio Matos e Luís Aleluia nos principais papéis, que é um tributo a dois dos mais conceituados nomes do teatro de comédia nacional: Raul Solnado e Armando Cortez. “Vamos Contar Mentiras” retrata a história da confusão vivida em casa do casal Gama na noite em que os mesmos comemoram 15 anos de casados. É uma história simples mas recheada de hilariantes momentos ao longo do espetáculo, em que as interpretações dos 7 atores envolvidos em palco, certamente proporcionarão espontâneas gargalhadas ao público presente na sala.
Dia (s)/Horário: 14 de maio / 21h30
Local: Teatro Bernardim Ribeiro
Público – alvo: M/12
Org.: Câmara Municipal de Estremoz
Mais informação/Reservas: T.: (+351) 268 339 216 (Setor de Animação Cultural – CM Estremoz) – 268 339 222 (Teatro Bernardim Ribeiro) – E-mail: cultura@cm-estremoz.pt – Página Web: http://www.cm-estremoz.pt/

Concelho de Évora

MARIONETAS
A Formiga e o Coelhinho – Pelo Era Uma Vez – Teatro de Marionetas - Dois contos, "O Coelhinho Branco" e "A Formiga e a Neve" viajam pelo imaginário popular português há pelo menos duzentos anos, dando corpo a este espetáculo de Teatro de Marionetas, com o qual se pretende reavivar no espectador de todas as idades a sua suave memoria dos contos de todas as infâncias. Estes espetáculos integram a 2.ª Edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 23,24 e 25 de maio/ 10h00
Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos – Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN)
Mais informação/Programa: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

MÚSICA
A Rainha das Neves – Obra teatro – musical sobre adaptação de um conto de Hans Christian Andersen, pelo Ensemble Contemporaneus, que abre a 2.ª Edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s)/Horário: 6 de maio / 18h30
Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos – Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN)
Mais informação/Programa: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt (DRCALEN)

TEATRO
Duas Irmãs – Pela Companhia Lendias d’Encantar – Este espetáculo aborda um drama familiar marcado pela conflitualidade, pela desestruturação de papéis e valores, pela culpa, pelo sofrimento e pelo trauma que permanece no tempo, incapaz de cicatrizar-se.
Dia (s)/Horário: 6 e 7 de maio / 21h30
Local: Teatro Garcia de Resende
Obs.: Espetáculo realizado no âmbito do protocolo de intercâmbio existente entre o Cendrev e a Companhia Lendias d’Encantar
Mais informação: T. (+351) 266 703 112 (CENDREV - Teatro Garcia de Resende) – Página Web: http://www.cendrev.com/

VISITAS GUIADAS
Visita Orientada a Pontes Históricas do Concelho de Évora – No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – este ano sob o tema Água: Cultura e Património – realizar-se-à, numa colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora, uma Visita Orientada a Pontes Históricas do Concelho de Évora: Ponte antiga de Guadalupe, sobre a Ribeira de Valverde, Ponte do Lagar da Boa Fé, sobre a Ribeira de S. Brissos e Ponte antiga de São Brás do Regedouro, sobre a Ribeira de Peramanca. O itinerário prevê ainda os seguintes pontos de encontro e de passagem: 1. Ponte antiga de Guadalupe – 15h00 (Junta de Freguesia de Guadalupe); 2. Ponte do Lagar da Boa Fé – 16h00 (Igreja de Nossa Senhora da Boa Fé); 3. Ponte antiga de São Brás do Regedouro – 17h00 (São Brás do Regedouro)
Dia (s): 7 de maio / 14h30
Local: Ponto de encontro no Convento dos Remédios/Av.ª de S. Sebastião
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) / Câmara Municipal de Évora
Obs.: As deslocações serão feitas em regime de boleias partilhadas
Mais informação/ Inscrições: T. 266 769 450 – ext. 112 – E-mail: sandrasaopedro@cultura-alentejo.pt
(DRCALEN) – T. 266 777 000 – ext. 1677– E-mail: arqueologia@cm-evora.pt (Câmara Municipal de Évora)

WORKSHOPS
Saúde Vocal/Técnica Vocal – Com o objetivo de oferecer algumas noções sobre o funcionamento do aparelho vocal; articulação e projeção vocal; alertar para o mau uso e abuso vocal e para a correta postura e respiração e oferecer algumas sugestões para o reencontro do bem-estar vocal, este workshop, orientado por Sandra Medeiros, destina-se a professores, coralistas, atores e outros utilizadores da voz. No âmbito do mesmo serão desenvolvidos os seguintes temas: anatomia e fisiologia da voz, problemas: como ultrapassá-los, como evitá-los, cuidados de saúde vocal, postura, descontração, colocação vocal, ressonâncias, articulação, expressividade e emissão da voz cantada e falada: diferenças.
Dia (s)/Horário: 14 e 15 de maio
Local: Convento dos Remédios – Av.ª S. Sebastião – Évora
Org.: Eborae Mvsica – Associação Musical de Évora
Valor da inscrição: 30 euros
Obs.: Os participantes devem levar roupa confortável (ex: fato de treino, sapatos de ténis); a não participação no Workshop não dá direito a qualquer reembolso.
Mais informação/Ficha de Inscrição: T.: (+351) 266 746 750 - E-mail: eboraemusica@mail.evora.net – Página Web: www.eborae-musica.org/
ZAMPADANÇAS – Pela PédeXumbo – Oficina de dança com um suporte pedagógico próprio que obedece a uma estética musical e visual promovendo o gosto pela música e dança de raíz tradicional orientada por uma conceção musical rica e sofisticada. É importante que se possa crescer a ouvir boa música, para aprender e tomar o gosto pelo património coreográfico rico que existe em todo o mundo. Convidam-se todos a reunirem-se à volta de um livro com muita música e imagens e a dançar. De receita em receita vão-se aprendendo passos e formas de dançar sabores do mundo. Estas oficinas integram a 2.ª Edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s)/Horário: 16,17 e 18 de maio/ 10h00
Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos – Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN)
Mais informação/ Programa: T. 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)

Concelho de Montemor-o-Novo
GASTRONOMIA
8ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo – A 8ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo, que tem como objetivo a promoção e valorização da Gastronomia Alentejana, contará com um Concurso de Doçaria Conventual, uma exposição sob o tema as especiarias utilizadas na doçaria e muita animação.
Dia (s)/Horário: 6 7 e 8 de maio / Dia 6 (6ª feira) – 18h00 – 23h00 - Dia 7 (Sábado) – 10h00 – 23h00 - Dia 8 (Domingo) – 10h00 – 20h00
Local: Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo
Org.: Câmara Municipal de Montemor – o – Novo
Obs.: Entrada livre
Mais informação/Programa: T.: (+351) 266 898 134 – Página Web: http://www.cm-montemornovo.pt/

WORKSHOPS
Oficina Experimental de Sonoscultura “WOW”– Projeto de caráter colaborativo que explora a conceção e articulação de situações de interação sonora nas quais o som é fenómeno emergente. A partir de uma rede heterogénea de objetos composta por microfones, altifalantes, pickups, cordas e outros corpos vibrantes, gravadores de fita magnética, algoritmos informáticos, espaço, e outros, em relação de interdependência, este projeto pretende levar à existência um momento performático situado entre a música e a sound art, entre o concerto e a instalação sonora e entre a improvisação e a composição musicais, no qual a presença dos espectadores é tida enquanto fator de mediação fundamental. Oficina orientada por Ricardo Guerreiro e Emídio Buchinho.
Dia (s)/Horário: De 30 de maio a 4 de junho – Consultar programa próprio
Local: Oficinas do Convento – Convento de São Francisco
Org.: Oficinas do Convento
Mais informação/Programa: T/Fax.: (+351) 266 899 824 – Página Web: http://www.oficinasdoconvento.com/

Concelho de Portel
EXPOSIÇÕES
Os Caminhos de Santiago – Exposição Coletiva Internacional, de artistas galegos e portugueses, na qual são apresentadas, entre outras, obras de pintura, escultura, fotografia.
Dia (s)/Horário: Até 29 de maio / Das 09h30 – 13h00 e das 15h00 – 18h30
Local: Capela de Santo António e Auditório Municipal de Portel
Org.: Município de Portel
Mais informação: T. (+351) 266 619 030 – Página Web: http://www.portel.pt/

Concelho de Redondo
TEATRO
CirCoração – Pela Associação Do Imaginário – Espetáculo especialmente dirigido ao público infantil que conta a história de um menino que cresce a sonhar com um mundo mais justo, onde todos possam ser mais felizes!... Um dia pensa: “vou fazer rir de alegria todas as crianças”!... Então põe no seu nariz, um nariz grande e vermelho, veste umas calças velhas, um enorme casaco aos quadrados e vai até ao circo!... E é aqui, neste pequeno mundo, onde partilha a vida e também as suas contradições, que descobre que os seus sonhos podem ser possíveis, pois a amizade tem o poder mágico de unir as pessoas.Dia (s)/Horário: 21 de maio / 16h00
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo
Público-alvo.: M/3
Obs.: Entradas gratuitas
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) – Página Web: http://www.cm-redondo.pt/

Concelho de Reguengos de Monsaraz
FEIRAS CULTURAIS
Festa Ibérica da Olaria e do barro – Iniciativa de promoção cultural e turística de uma importante manifestação artística e artesanal – a olaria – que conta este ano com a sua 17.ª edição. No âmbito deste evento, no qual participarão cerca de 80 oleiros e artesãos ibéricos, terão lugar as Jornadas Ibéricas da Olaria e do Barro, exposições, trabalho ao vivo e diversos momentos culturais e recreativos.
Dia (s)/Horário: 6, 7 e 8 de maio / (consultar programa próprio)
Local: São Pedro do Corval
Org.: Município de Reguengos de Monsaraz e Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros
Mais informação/Programa: T. (+351) 266 508 040 – Página Web: http://www.fiobar.visitreguengos.com/
~
Concelho de Viana do Alentejo
MÚSICA
Recital de Guitarra Clássica – Por João Diogo Leitão, aluno do 3º ano de Música da Universidade de Évora, que foi recentemente distinguido com o 1º lugar na categoria Guitarra do Concurso Santa Cecília, do Curso de Música Silva Monteiro, da Escola de Ensino Especializado do Porto. Esta iniciativa insere-se no projeto “Saber dos Sons” promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo em parceria com o maestro Christopher Bochmann e a Universidade Sénior Túlio Espanca, Pólo de Viana do Alentejo.
Dia (s)/Horário: 14 de maio / 21h00
Local: Cine – Teatro Vianense
Org.: Município de Viana do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 930 010 – Página Web: http://www.cm-vianadoalentejo.pt/

Concelho de Vila Viçosa
MÚSICA
A Rainha das Neves – Obra teatro – musical sobre adaptação de um conto de Hans Christian Andersen, pelo Ensemble Contemporaneus, que integra a 2.ª Edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s): 27 de maio / 21h30
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) em colaboração como Município de Vila Viçosa
Mais informação/Programa: T. (+351) 268 980 431 (Cine - Teatro Florbela Espanca) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)
DISTRITO DE BEJA
Concelho de Almodôvar
MÚSICA
Concerto com “4UATRO AO SUL” – José Barros (Grupo Navegante); Rui Vaz e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) e Pedro Mestre (tocador de Viola Campaniça e ensaiador de Corais Alentejanos) juntam-se num projeto musical em que a austeridade e o rigor são ferramentas fundamentais de trabalho, lançando-os na procura de músicas de outros povos do sul da Europa, onde as influências de uma forte importância da música religiosa, em tempos idos, nos faz encontrar raízes comuns nas mais inesperadas paragens.
Dia (s)/Horário: 26 de maio – 21h30
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Almodôvar
Org.: Município de Almodôvar
Mais informação: T.: (+351) 286 660 600 (Município de Almodôvar) – Página Web: http://www.cm-almodovar.pt/
Concelho de Beja
TEATRO
Vueltas – Uma coprodução entre a companhia cubana Teatro d’Dos e a Lendias d’Encantar.
Ernesto Garay, cinquenta anos, cubano a viver em Nova York, debate-se entre duas opções fundamentais para refazer a sua vida: encontrar uma franja de liberdade verdadeira ou seguir a rotina que marca a visão autoritária do seu pai. Para reencontrar-se consigo mesmo pretende regressar a Havana, cidade que foi forçado a abandonar aos sete anos, como muitos meninos que foram levados, sem os pais, para os Estados Unidos, por temor ao comunismo, nos princípios dos anos sessenta. Autoritarismo e liberdade enfrentam-se num debate que vai desde a identidade cultural à ética familiar.
Dia(s)/Horário: De 12 (estreia) a 14 de maio / 22h00
Local: Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Mais informação: T.: (+351) 284 315 090 – Página Web: http://paxjuliateatromunicipal.blogspot.com/
Concelho de Cuba
FEIRAS CULTURAIS
“VIVÁCUBA – LIVROS & COMPANHIA” – 3ª edição da Feira do Livro – Com o intuito de promover a leitura, o Município de Cuba, em articulação com a Escola Básica Integrada – Fialho de Almeida, organiza a 3ª edição da feira do livro que contará com espetáculos se música, teatro, poesia, dança, pintura, muitas leituras e atividades para os alunos das escolas, que animarão o certame.
Dia(s)/Horário: De 27 a 29 de maio
Local: Largo Visconde da Esperança (Largo da Bica)
Org.: Município de Cuba, em articulação com a Escola Básica Integrada – Fialho de Almeida
Mais informação/Programa: T.: (+351) 284 419 900 – Página Web: http://www.cm-cuba.pt/
MARIONETAS
O João Pateta – Pelo Maurioneta – Fantoches e Luz Negra – Esta história baseia-se em contos populares portugueses que falam do menino tolo que não conseguia fazer os recados que a mãe lhe pedia. Por isso, e apesar do empenho do personagem principal da história, surgem diversas cenas caricatas por vezes... Este espetáculo integra a 2.ª Edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 27 de maio/ 10h30
Local: Feira do Livro – Lg. Conde da Esperança (Largo da Bica)
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) em colaboração com o Município de Cuba
Mais informação/Programa: T.: (+351) 284 419 900 (Município de Cuba) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)
Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES
“Só Bombas…Piroclásticas” – Exposição de bombas piroclásticas, na sua maioria com o rosto humano esculpido, trabalhadas por José Francisco Pereira, alentejano de Montoito. O artista utilizou basalto, material criado pela natureza nos Açores: a massa de lava projetada pelos vulcões da ilha do Faial.
Dia (s)/Horário: Até 25 de maio – de terça a sexta das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30;
Sábado das 10h00 às 13h00
Local: Galeria de Arte – Capela de Santo António – Ferreira do Alentejo
Org.: Município de Ferreira do Alentejo/ Museu Municipal de Ferreira do Alentejo
Mais Informação: T.: (+351) 284738700 (Município de Ferreira do Alentejo) – Página Web: www.cm-ferreira-alentejo.pt/
MÚSICA
BRATSHCELLO – Pela Caracol Secreto Associação – Um dueto de cordas entre amigos e cúmplices. André Penas na viola d´arco e José Sapo no violoncelo levam-nos numa viagem sem rumo pré-definido. Um encontro musical que vai desde o jazz, há música erudita, da música tradicional europeia à improvisação livre. Um cruzamento descomprometido entre linguagens musicais diversas. Este concerto integra a 2.ª Edição da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia (s)/Horário: 18 de maio / 21h00
Local: Museu Municipal de Ferreira do Alentejo
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo em colaboração com o Município de Ferreira do Alentejo
Mais Informação/Programa: T.: (+351) 284 738 700 (Município de Ferreira do Alentejo) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/ (DRCALEN)
Concelho de Mértola
FESTIVAIS
6.ºFestival Islâmico de Mértola – Mértola volta a celebrar a sua herança islâmica. As ruas estreitas, íngremes e caiadas de branco do Centro Histórico transformam-se e as gentes de Mértola ganham, durante estes dias um novo alento, orgulhosas das suas raízes e prontas para receber os milhares que turistas que aqui se deslocam para desfrutar de um evento cultural que decorre num ambiente único, proporcionado pela anfiteatro de casa brancas debruçado sobre o rio Guadiana, elo de ligação ao mundo islâmico.
Dia (s): De 19 a 22 de maio
Local: Ruas de Mértola (consultar programa próprio)
Org.: Município de Mértola
Mais informação/Programa: T.: (+351) 286 610 100 – Página Web: www.cm-mertola.pt/
Concelho de Moura
FESTIVAIS
Festival de Folclore Danças e Cantares Ibéricos – Este Festival, que integra a XVII Feira do Bovino Mertolengo – IX Feira Empresarial de Moura / Fórum das Energias Renováveis, conta com as atuações do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense (Moura); Grupo El Brezo (Codosera Badajoz); Grupo Folclórico Cultural e Cantares de Carreço (Viana do Castelo) e Grupo Entretenga (Albufeira).
Dia (s): 14 de maio / 21h30
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições do Concelho de Moura
Mais informação/Programa: T.: (+351) 285 250 400 – Página Web: http://www.cm-moura.pt/

Concelho de Serpa
MUSICAIS
Musical “Aldeia Nova” – Coprodução da Rede CAL, concebida pelo autor Paulo Ribeiro, que visa comemorar o nascimento de Manuel da Fonseca. Este espetáculo multidisciplinar passa pela vida rotineira da aldeia e chega à dinâmica da grande cidade. Nesse trajeto fica simbolizado o percurso universal do poeta, contista, romancista e cronista alentejano Manuel da Fonseca que queremos lembrar, no ano em que se celebram os 100 anos do seu nascimento.
Dia (s)/Horário: 4 de maio – 21h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Org.: CM Serpa. Espetáculo integrado na CAL/Cultura Alentejo (Rede Intermunicipal) – Municípios de Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Moura, Santiago do Cacém e Serpa
Cofinanciamento: INALENTEJO/QREN/EU
Informações: T.: (+351) 284 543 050 (Cine – Teatro Municipal de Serpa) – Página Web: http://www.cm-serpa.pt/

LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Santiago do Cacém
MÚSICA
FADO COM CAMANÉ – Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos, conhecido por Camané, fadista português nascido em Oeiras, a 22 de dezembro de 1967, atua no âmbito da Santiagro 2011.
Dia (s)/Horário: 28 de maio / 23h00
Local: Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém
Org.: Município de Santiago do Cacém
Mais informação/ Programa: T. 269 827 121 – Página Web: http://www.cm-santiagocacem.pt/

Concelho de Sines
EXPOSIÇÕES
VALORES DE SÍTIO DE SINES – 2010 – IDENTIDADE (s): tradição e mudança - Este projeto pretende estimular a criação/produção de todos aqueles que, de qualquer modo, tenham uma relação com o Sítio de Sines. Com uma temática estimuladora para novas produções e que permitisse gerar múltiplas reflexões e provocar diálogos de visões diversas sobre IDENTIDADE (s): tradição e mudança, nesta 2.ª edição, os resultados encontrar-se-ão expostos nas áreas da escultura, pintura, banda desenhada, caricatura, fotografia, cinema, vídeo e instalações. Os valores de um sítio, cada um à sua maneira, interpretam e produzem fluxos identitários que nos poderão iluminar na riqueza da pluralidade.

Dia (s)/Horário: De 7 de maio (inauguração) a 4 de junho / 18h00 (inauguração)
Local: Centro Cultural Emmerico Nunes
Org.: Centro cultural Emmerico Nunes
Mais informação: TM. (+351) 914827713 – Página Web: http://ccemmericonunes.blogspot.c/
Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia

Sem comentários:

Enviar um comentário