RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

31/05/11

Agenda Cultural para o mês de Junho/2011



Ministério da Cultura
Direcção Regional de Cultura do Alentejo


AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – JUNHO 2011
 

DISTRITO DE PORTALEGRE

Concelho de Avis

|TEATRO|
Diógenes – Pelo Teatro da Terra – Neste espetáculo, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), procura-se privilegiar a proximidade do jovem público com o mundo da família de Diógenes, construída através da aproximação das linguagens do teatro visual e de objetos, numa viagem de descoberta inspirada pela beleza e pela poesia do texto de Pablo Albo.
Diógenes é um rapaz com um passatempo particular: colecionar! Mas colecionar todo o género de coisas!... o que já vem de família. Os seus avós namoraram-se enquanto recolhiam e amontoavam poças de água... a sua irmã adolescente coleciona objetos inúteis... os seus pais, tudo o que possam encontrar, desde que em grande quantidade – para que o seu irmão mais novo possa contar, já que esse é o seu vício!... Finalmente, o seu tio, que é carteiro e solteiro, coleciona cartas de amor!. Será com este tio que veremos que “aquilo que fazemos, às vezes, tem consequências inesperadas”…
Dia(s)/Horário: 17 de junho / 10h30
Local: Auditório Municipal José Carlos Ary dos Santos
Público – alvo: M/6
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Avis
Mais informação/Programa: T. (+351)
242 410 060
(Município de Avis) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt (DRCALEN)

Concelho de Monforte

|GASTRONOMIA|
Mês das Provas  Esta iniciativa consiste na prova de produtos tradicionais do concelho de Monforte
Dia(s)/Horário: 10,11,17, 18, 24 e 25 de junho
Local: Posto de Turismo de Monforte
Org.: Município de Monforte
Mais informação: T.: (+351) 245 578 060  – Página Web: www.cm-monforte.pt/

Concelho de Nisa

|TEATRO|
A Lenda do Menino da Gralha – Pelo Teatro do Mar – Neste espetáculo, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição) baseia-se numa lenda da freguesia de Porto Covo, nomeadamente da Ilha do Pessegueiro – “A Lenda do Menino da Gralha” – recuperando assim, para as novas gerações, parte do património imaterial do concelho. Uma história sobre o desejo de liberdade e paz num mundo que tende a desaparecer. As ruínas do fortim e a ameaça real de submersão da ilha, surgem como elementos simbólicos de uma memória que se pretende recuperar e perpetuar, partilhando-a com as novas gerações. A narrativa, auxiliada na sua interpretação por marionetas de varas, define-se através de uma linguagem de grande visualidade, ambiente onírico e poesia, passível de ser compreendida por todos os públicos.
Dia(s)/Horário: 17 de junho / 14h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Nisa
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Nisa
Mais informação/Programa: T.: (+351) 245 429 260 (Cine – Teatro Municipal de Nisa) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt (DRCALEN)

Concelho de Ponte de Sor

|EXPOSIÇÕES |
Exposição de escultura “Le Chant d’Automne” de Riotto – Esta exposição apresenta superfícies polidas, agradáveis ao toque, que revelam uma sensualidade emergente e capturam essências de pensamentos e estados de espírito. Jogos de luz e sombra, uma sucessão de cheios e vazios, formas elegantes e harmónicas: são estas as sensações que se vivem diante de uma escultura de Eugenio Riotto, artista contemporâneo multifacetado.
Dia(s)/Horário: Até 25 de junho
Local: Centrum Sete Sóis Sete Luas (Centrum SSSL) no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Município de Ponte de Sor
Mais informação: T. (+351) 242 291 580 (Município de Ponte de Sor) – Página Web: www.cm-pontedesor.pt/

Concelho de Portalegre

|DANÇA|
“Uma Coisa em Forma de Assim” – Pela Companhia Nacional de BailadoEste espetáculo resulta do convite feito pela CNB a nove coreógrafos portugueses para criar peças de cinco minutos, e a sua estreia em abril assinalou o Dia Mundial da Dança. O texto de Alexandre O'Neill, de onde foi retirado o título do espetáculo, serviu de base à criação Clara Andermatt, Francisco Camacho, Benvindo Fonseca, Rui Lopes, Graça, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Madalena Victorino, Vasco Wellenkamp. O pianista Bernardo Sassetti, é o elemento de união das pequenas coreografias, e compôs música original para o espetáculo, interpretando-a ao vivo. A digressão deste espetáculo no Alentejo, em Portalegre, Évora e Beja, é promovida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com apoio dos municípios envolvidos.
Dia(s)/Horário: 28 de junho / 22h00
Local: Grande Auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre
Público – alvo: M/4
Bilhete: Preço único: 5 €
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio dos Município de Portalegre
Mais informação: T. (+351) 245 307 498 – Página Web: http://caeportalegre.blogspot.com/ (CAE Portalegre)

DISTRITO DE ÉVORA

Concelho de Arraiolos

|TEATRO|
O Vento nas Palavras – Pelo Teatro d’O Semeador – Este espetaculo, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), tem como ponto de partida a necessidade de dar a conhecer aos mais novos a poesia portuguesa de uma maneira agradável e despretensiosa, num discurso teatral dinâmico e aliciante.
Dia(s)/Horário:  1 de junho / 10h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Arraiolos
Público – alvo: M/4
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Arraiolos
Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 (DRCALEN) – 266 490 240 (Município de Arraiolos) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt (DRCALEN)

Concelho de Borba

|MARIONETAS|
Contos Ciganos – Pelo Era Uma Vez – Teatro de Marionetas – O Jeremias Cigano gosta muito de viajar com a sua burra Bonita, e o seu cão, o Pirilampo e gosta de contar histórias. As histórias que o Jeremias conta neste espetáculo são “O Sonho”, um conto italiano, “O comerciante tolo que vendeu a sua própria barba”, um conto dos ciganos suecos, e “O casamento do ratinho”, uma história que os ciganos trouxeram da Índia.
Dia(s)/Horário:  18 de junho / 21h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Borba
Público – alvo: M/3
Mais informação: T.: (+351) 268 891 630 – Página Web: www.cm-borba.pt

Concelho de Estremoz

|MÚSICA|
Tempos de Fantasia  Concerto pelo Coral Harmonia, de Santiago do Cacém, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição). Este projeto estreado em dezembro de 2008, reúne melodias que, para os mais velhos, devolvem à memória a alegria de ser criança, e para os mais novos o reviver, através da música, das histórias do seu encanto eternizadas pelas vozes de Phil Collins, Michael Bolton, Mariah Carey, Whitney Houston, Elton Jonh, entre outros e difundidas por todo o mundo através de filmes da Disney. Inovador, arrojado, alegre são alguns dos adjetivos que se podem aplicar para descrever “Tempos de Fantasia”.
Dia(s)/Horário: 12 de junho / 16h00
Local: Teatro Bernardim Ribeiro
Público – alvo: M/4 anos
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN), com o apoio do Município de Estremoz
Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 (DRCALEN) 268 339 222 (Teatro Bernardim Ribeiro) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt(DRCALEN)

Concelho de Évora

|DANÇA|
“Uma Coisa em Forma de Assim” – Pela Companhia Nacional de BailadoEste espetáculo resulta do convite feito pela CNB a nove coreógrafos portugueses para criar peças de cinco minutos, e a sua estreia em abril assinalou o Dia Mundial da Dança. O texto de Alexandre O'Neill, de onde foi retirado o título do espetáculo, serviu de base à criação Clara Andermatt, Francisco Camacho, Benvindo Fonseca, Rui Lopes, Graça, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Madalena Victorino, Vasco Wellenkamp. O pianista Bernardo Sassetti, é o elemento de união das pequenas coreografias, e compôs música original para o espetáculo, interpretando-a ao vivo. A digressão deste espetáculo no Alentejo, em Portalegre, Évora e Beja, é promovida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com apoio dos municípios envolvidos.
Dia(s)/Horário: 22 de junho/ 21h30
Local: Teatro Garcia de Resende
Público – alvo: M/4
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Évora
Mais informação: T.: (+351) 266 703 112 (Teatro Garcia de Resende) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt

|EXPOSIÇÕES|
Arte PastorilA Arte Pastoril alentejana – manifestação artística ligada a horas de pesado isolamento de pastores de outras épocas, à sua criatividade e às matérias-primas que a natureza lhes oferecia – mostra-nos um diversificado e muito interessante conjunto de peças utilitárias, tão diversas como as cornas, os canudos de ceifa, as caixas, as colheres, ou outras de grande valor etnográfico, esculpidas pelo pastor que as decorava conforme a sua sensibilidade.
Dia(s)/Horário: 15 de junho (Inauguração) / 18h30
Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com a colaboração da colaboração da Câmara Municipal de Estremoz, Museu Rural de Estremoz e Casa do Povo de Santa Maria
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

|FESTIVAIS|
Portugal Shake de Tiago Pereira – A Coleção B – Festival Escrita na Paisagem apresenta a antestreia da mais recente criação de Tiago Pereira – Portugal Shake, a qual será apresentada na Quadrienal de Praga 2011, no âmbito do projeto INTERsection: Intimacy and Spectacle, do qual a Coleção B é parceira. Tiago Pereira, o enfant terrible da criação contemporânea portuguesa propõe um projeto no qual utiliza várias das suas recolhas visuais e sonoras da tradição oral portuguesa, manipulando-as e remisturando-as em tempo real. Esta iniciativa está integrada na edição de 2011 do Festival Escrita na Paisagem, que decorre nos meses de julho, agosto e setembro (abertura no dia 1 de julho) e que tem como tema “Mitologias”.
Dia(s)/Horário: 10 de junho / 22h30
Local: Antigos Celeiros da EPAC – Évora
Org.: Coleção B – Festival Escrita na Paisagem
Mais informação/Programa: T. (+351) 266 704 236 – TM (+351) 932 514 803 Página Web: www.escritanapaisagem.net

|MARIONETAS|
BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora -  A 12.ª Edição da BIME traz a festa dos bonecos à cidade Património da Humanidade. Este evento apresenta mais de seis dezenas de espetáculos, contando com a participação de 21 companhias de 9 países, exposições e seminários.
Dia(s)/Horário: Até dia 5 de junho
Local: Teatro Garcia de Resende e vários espaços do centro histórico da cidade de Évora
Obs.: Consultar programa próprio
Mais informação/Programa: T. (+351) 266 703 112 (CENDREV - Teatro Garcia de Resende) – Página Web: www.cendrev.com

Concelho de Montemor-o-Novo

|MARIONETAS|
4º Encontro de Marionetas de Montemor – o – Novo – Com vista a materializar a consolidação desejada e o salto qualitativo ambicionado, na 4ª edição do Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo, a Associação “Alma d’ Arame” e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo programam o aumento sustentado do número de apresentações, com 11 espetáculos e a presença de 13 companhias nacionais de elevados níveis artísticos e 1 internacional com diferentes formas de abordagem ao mundo da marioneta, as quais permitirão um espaço de reflexão e abertura a novas ideias, outras possibilidades de olhar este universo artístico e, deste modo, continuar a contribuir para o crescimento de um público cada vez mais exigente e diversificado.
Dia(s)/Horário: De 2 a 12 de junho / Consultar programa específico
Local: Consultar programa
Org.: Alma d’Arame e Câmara Municipal de Montemor – o – Novo
Obs.: Entrada livre com lotação limitada
Mais informação/Programa: T.: (+351) 914 802 282 – Página Web: www.almadarame.pt

|EVENTOS MULTIDISCIPLINARES|
Cidade Preocupada – A 3ª edição do evento multidisciplinar Cidade Pre0cupada invade mais uma vez a cidade de Montemor-o-Novo, suas hortas, jardins, muros e edifícios. Novas e irreverentes propostas dos mais variados campos da criação artística contemporânea compõem um vasto programa de concertos, exposições, oficinas, cinema, produtos biológicos, horticultura, instalação, performance e teatro. No decorrer desta iniciativa, a Oficinas do Convento, em conjunto com outras entidades da cidade, reclama o espaço público para a dinamização cultural, com entrada livre em todos os recintos.
Dia(s)/Horário: De 11 de junho a  3 de julho
Local: Consultar programa próprio
Org.: Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação
Mais informação/Programa: T/Fax.: (+351) 266 899 824 – Página Web: www.oficinasdoconvento.com

Concelho de Portel

             |TEATRO|
O Retábulo de Mestre Pedro e Dom Quixote – Pelo Teatro do IMAGINÁRIO – A partir de um episódio da universal obra de Miguel de Cervantes, é construído este espetáculo que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), onde marionetas e atores recriam um universo quixotesco, hilariante e comunicativo, com forte componente musical.
Dia(s)/Horário: 9 de junho / 21h30
Local: Auditório Municipal de Portel
Público – alvo: Espetáculo destinado a todo o tipo de públicos
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Portel
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 (DRCALEN) – 266 619 030 (Município de Portel) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Concelho de Redondo

             |MÚSICA|
Guta Naki – Um espetáculo de música alternativa, eletrónica e pop.
Dia(s)/Horário: 25 de junho / 22h0
Local: Café Concerto do Centro Cultural de Redondo
Org.: Município de Redondo
Obs.: Entrada gratuita
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) – Página Web: www.cm-redondo.pt


 Concelho de Viana do Alentejo

             |TEATRO|
Partida, Lagarta, Fugida – Pela Companhia Lendias d’Encantar – Este espetáculo, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), mostra às crianças aquele “bocadinho” no quarto, antes de deitar onde monstros verdes se cruzam com chimpazilas, e elefões jogam às escondidas com as crocorafas mesmo ao lado do Capuchinho Vermelho.  Até que a luz se apague, entre uma viagem e uma história de monstros, há tempo para rir, ter medo e sonhar…
Dia(s)/Horário: 1 de junho / 10h00
Local: Cine – Teatro Vianense
Público – alvo: M/4
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Viana do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 (DRCALEN) – 266 930 010 (Município de Viana do Alentejo) Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Concelho de Vila Viçosa

             |EXPOSIÇÕES|
EncontroExposição de Pintura e Escultura de Alice Alves e Jean Buyer. Alice Alves é uma pintora autodidata que iniciou a sua atividade artística há mais de uma década, realizando exposições individuais e coletivas em França, Alemanha, Espanha e Portugal. Atualmente, deseja desenvolver a sua arte como método de terapia para crianças com dificuldades e deficiências. O escultor Jean Buyer propõe ao observador a reflexão, o desenvolvimento do seu próprio imaginário, esculpe e afeiçoa dialogando com o objeto para criar uma imagem que não está encerrada numa só representação.
Dia(s): De 5 a 24 de junho
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca
Org.: Município de Vila Viçosa
Mais informação: T. (+351) 268 980 431 (Cine - Teatro Florbela Espanca) – Página Web: www.cm-vilavicosa.pt

DISTRITO DE BEJA

Concelho de Almodôvar

|MÚSICA|
Concerto de ClarinetesPelo Ensemble de Clarinetes do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, dirigido por Rui Travasso.
Dia(s)/Horário: 26 de junho – 21h30
Local: Praça da República (ar livre)
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Almodôvar
Mais informação: T.: (+351) 286 660 600 (Município de Almodôvar) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt(DRCALEN)

Concelho de Beja

|DANÇA|
“Uma Coisa em Forma de Assim” – Pela Companhia Nacional de BailadoEste espetáculo resulta do convite feito pela CNB a nove coreógrafos portugueses para criar peças de cinco minutos, e a sua estreia em abril assinalou o Dia Mundial da Dança. O texto de Alexandre O'Neill, de onde foi retirado o título do espetáculo, serviu de base à criação Clara Andermatt, Francisco Camacho, Benvindo Fonseca, Rui Lopes, Graça, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Madalena Victorino, Vasco Wellenkamp. O pianista Bernardo Sassetti, é o elemento de união das pequenas coreografias, e compôs música original para o espetáculo, interpretando-a ao vivo. A digressão deste espetáculo no Alentejo, em Portalegre, Évora e Beja, é promovida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com apoio dos municípios envolvidos.
Dia(s)/Horário: 25 de junho / 21h30
Local: Pax  Julia – Teatro Municipal de Beja
Público – alvo: M/4
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Beja
Mais informação: T.: (+351)
284 315 090 (Pax Julia – Teatro Municipal de Beja) – Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Concelho de Serpa

|EVENTOS MULTIDISCIPLINARES|
VIII Encontro de Culturas – No âmbito deste Encontro de Culturas/Mercado Cultural, que tem como objetivo principal a promoção da cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos, participam municípios portugueses e estrangeiros, sendo também ponto de partida para a discussão do que é a cultura e as indústrias culturais e do que são as identidades locais e as diversidades culturais. O 'Encontro' permite ainda o fortalecimento das redes de intercâmbio criando um espaço para o estabelecimento de diálogos e contactos entre os diversos promotores e agentes culturais.
Dia(s)/Horário: De 2 a 18 de junho
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Org.: Município de Serpa, com o apoio da Antena 1
Cofinanciamento: INALENTEJO/QREN/EU
Obs.: Entrada livre – Consultar programa próprio
Informações/Programa: T.: (+351) 284 540 100) – Página Web: www.cm-serpa.pt


Concelho de Vidigueira

|COMEMORAÇÕES|
Comemorações do Dia Mundial da Criança – O programa das comemorações do Dia Mundial da Criança contempla atividades ludico-pedagógicas para os alunos do pré-escolar e 1º. ciclo do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e crianças do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira e audição dos alunos da Escola de Música de Vidigueira e das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Dia(s)/Horário: 1 de junho – 10h00 e 21h00 respetivamente
Local: Piscinas Municipais de Vidigueira e Praça Vasco da Gama, respetivamente
Org.: Município de Vidigueira
Informações: T.: (+351) 284 437 400 (Município de Vidigueira) – Página Web: www.cm-vidigueira.pt


LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL


Concelho de Santiago do Cacém

|MÚSICA|
Joana Rios – A cantora e compositora apresenta o seu novo disco "3 Desejos". Cantado em Português e Castelhano, Joana Rios faz-nos viajar por sonoridades intensas e cinematográficas que invocam tanto as raízes da música popular como as suas influências de cariz erudito, assumindo-se como figura de destaque na nova geração de cantores portugueses.
 Dia(s)/Horário: 17 de junho / 21h30
Local: Auditório Municipal António Chainho
Org.: Município de Santiago do Cacém
Mais informação/ Programa: T. 269 750 410 – Página Web: www.cm-santiagodocacem.pt

|TEATRO|
O Auto do Velho da Horta – Pelo Teatro ao Largo – Comédia clássica de Gil Vicente apresentada em estreia no âmbito da 12.ª Mostra de Teatro de Santo André, que decorre de 16 de maio a 12 de junho. Neste espetáculo, um velho rico, gostando dos prazeres da sua horta, apaixona-se por uma mulher jovem que veio para comprar alguns temperos. Ela rejeita os seus avanços desdenhosamente. Uma alcoviteira manhosa oferece-lhe os seus serviços, e consegue esfolá-lo de todos os seus bens. Finalmente a alcoviteira é detida por um oficial da lei e açoitada. Logo aparece uma menina que diz ao velho que a mulher que ele adora já casou com um belo rapaz. O velho, com a sua vida em ruínas, o seu dinheiro ido, e sua esposa e filhas destituídas, lamenta a sua estupidez.
Dia(s)/Horário: 10 de junho / 22h00
Local: Salão Social do Clube Galp Energia – Santiago do Cacém
Org.: AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do Gato
Mais informação/ Programa: T. 269 759 096 – Página Web: www.gatosa.com



Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário