RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

06/05/11

Classificação como Monumento de Interesse Público da Ponte antiga de São Brás do Regedouro sobre a Ribeira de Peramanca


Em 18 de Abril de 2011, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no corrente ano dedicado à Água, Cultura e Património, foi publicada em Diário da República a classificação como Monumento de interesse Público da Ponte antiga de São Brás do Regedouro sobre a Ribeira de Peramanca, também designada Ponte dos Ruivos, situada a cerca de 3Km de S. Brás do Regedouro, na freguesia de Nossa Senhora da Tourega, concelho de Évora.
Este monumento faz parte de um conjunto de outras pontes, que também se encontram em vias de classificação e que foram alvo de cuidada intervenção, por parte do IPPAR, no sentido da sua preservação, mas também da sua fruição, pois possibilitam a criação de percursos de visita e a constituição de itinerários, proporcionando o conhecimento de novos sítios, numa zona de grande riqueza patrimonial e paisagística, como é o concelho de Évora.
As pontes históricas, apesar de terem perdido sua primitiva função de elemento fundamental de uma estrutura viária, mantêm, no entanto, uma grande carga patrimonial, histórica e de memória. Os cursos de água são também eles, pontos de referência na paisagem, tendo as primeiras pontes surgido pela necessidade de os vencer e fazer a ligação entre as duas margens, aproximando pessoas e diminuindo o tempo de viagem.
As primeiras pontes surgiram naturalmente, mas as pontes de pedra, construídas recorrendo à utilização de arco de volta perfeita, surgem no Império romano, no século III, tendo atingido um desenvolvimento nas técnicas de construção e projecto nunca antes visto e dificilmente superado nos mil anos seguintes. Por esta razão, vulgarmente, as pontes das épocas medievais e modernas também são denominadas de pontes romanas, por toponímia local, ou por tradição.
Este património não pode e não deve cair no esquecimento. É necessário estudá-lo, preservá-lo e divulgá-lo, devendo ser esta uma aposta dos organismos públicos, das Câmaras e das Juntas de Freguesia, mas também de todos os cidadãos.

No próximo dia 7 de Maio, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo em colaboração com a Câmara Municipal de Évora organiza uma visita orientada a Pontes Históricas do Concelho de Évora – Ponte antiga de Guadalupe, Ponte do Lagar da Boa Fé e Ponte antiga de S. Brás do Regedouro - com ponto de encontro no Convento dos Remédios às 14, 30 horas.
As inscrições poderão ser feitas junto da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (tel. 266769450, ext. 112), ou na Câmara Municipal de Évora (tel.266777000, ext. 1677)

Sem comentários:

Enviar um comentário