RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

02/11/11

Agenda para o mês de Novembro/11

            
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – NOVEMBRO 2011
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Crato
EXPOSIÇÕES
"ou: do avesso" – Exposição de pintura de Augusto Rainho, que integra 25 obras do conhecido e reputado artista castelovidense.
Dia(s)/Horário: Até 8 de janeiro / Das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ; Fim de semana: Das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Local: Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Município do Crato
Mais informação: T.: (+351) 245 997 341 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Marvão
GASTRONOMIA
IV Concurso Internacional de Tapas e Pinchos Medievais – Este concurso Internacional, no qual a história se faz sabor e ingrediente, terá duas componentes: na popular, o público poderá provar os manjares medievais em onze bares e restaurantes do concelho de Marvão; no certame culinário, onze cozinheiros(as) autores dos petiscos medievais lutarão por alcançar o título honorífico de melhor chef medieval do ano 2011. O concurso propriamente dito está convocado para a tarde de sábado, 5 de Novembro, na Pousada de Santa Maria de Marvão.
Dia(s): Dias 5 e 6 de novembro (consultar programa específico)
Local: Restaurantes e bares do concelho de Marvão e Pousada de Santa Maria de Marvão
Org.: Município de Marvão e Red de Ciudades y Villas Medievales
Mais informação/Programa: T.: (+351) 245 909 130 (Município de Marvão) – Página Web: http://www.cm-marvao.pt/

Concelho de Monforte
GASTRONOMIA
VI Mercado de S. Martinho – No âmbito desta iniciativa, o visitante poderá adquirir não só os saborosos produtos desta época – castanhas, romãs e marmelos – como também enchidos, queijos, pão, doçaria, mel e grande diversidade de frutos secos; tendo igualmente oportunidade para degustar os melhores vinhos produzidos nas adegas do Concelho. A animação musical será constante, encontrando-se no local artesãos a trabalhar ao vivo e a explicar a sua arte, contando ainda o programa com oficinas lúdico – pedagógicas dirigidas à comunidade escolar e à população mais idosa, em particular aos utentes das IPSS’s de Monforte. Motivo para prolongar o convívio até ao final do dia será a reunião à volta do fogareiro onde estará a assar o porco no espeto.
Dia(s)/Horário: 11 de novembro / a partir das 08h00
Local: Mercado Municipal - Monforte
Org.: Município de Monforte
Mais informação: T. (+351) 245 578 060 – Página Web: http://www.cm-monforte.pt/

Concelho de Portalegre
TEATRO
Desassossegos – Terceira produção do Teatro d’O Semeador, Desassossegos é um espectáculo sobre os sobressaltos de alma, construído a partir do Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, mas também com incorporação de outros textos de Fernando Pessoa, ele mesmo, bem como de textos de Álvaro de Campos, o seu heterónimo que mais se aproxima de si mesmo.
Dia(s)/Horário: Até 19 de novembro / De terça a sábado às 21h30
Local: Igreja do Convento de Santa Clara - Portalegre
Público-alvo: M/12
Mais informação: T. (+351) 245 207 894 – Página Web: http://teatroportalegre.com/site/

Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES
Um olhar sobre o Alentejo – Exposição fotográfica de Artur Aniceto, conhecido por “Vicente”. Natural das Caldas da Rainha, criou em Ponte de Sor, em 2005, o espaço Bellart, onde pretende dar continuidade à experiência de mais de 30 anos no mundo da fotografia. Um percurso iniciado no final dos anos 70 e desenvolvido como freelancer, não só na imprensa, mas também no mercado da fotografia profissional. Juntamente com a exposição de fotografia vai estar patente um mostra de artesanato de José Lino.
Dia(s)/Horário: Até 26 de novembro / De segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Município de Ponte de Sor
Mais informação: T. (+351) 242 291 580 (Município de Ponte de Sor) – Página Web: www.cm-pontedesor.pt/

DISTRITO DE ÉVORA

Concelho de Borba
MÚSICA
GigaBombos do Imaginário – Este projeto, da Associação Cultural do Imaginário, tem a intenção de divulgar, repensar e reinventar tradições e celebrações festivas portuguesas, tanto ao nível das suas particularidades plásticas, através da construção dos Gigantones e Cabeçudos, como das particularidades musicais das tradicionais “arruadas”, através das sonoridades das caixas, bombos e gaitas de foles.
Dia(s)/Horário: 6 de novembro / 14h00
Local: Ruas da cidade de Borba
Org.: Município de Borba – Programa TEIAS – Rede Cultural do Alentejo, financiado pelo INAlentejo (no âmbito do QREN).
Público-alvo: público em geral
Mais informação: T.: (+351) 268 891 630 – Página Web: http://www.cm-borba.pt/

Concelho de Estremoz

TEATRO
Perdido no Monte – Pelo Teatro de Montemuro – Espectáculo para a infância e famílias que conta com a magia e o mistério dos contadores de histórias.
Perdido no meio da imensidão do monte, entre as serras e o uivo do lobo e o casco do cavalo, uma pequena floresta aparentemente deslocada resiste às intempéries que ameaçam a sua existência. Neste lugar ermo, onde quase ninguém vai, vivem seres que até os mais sábios julgam extintos. É um universo mágico, que confunde histórias entre a fantasia e o que é, ou pode ser, verdade…
Dia(s)/Horário: 13 de novembro / 16h00
Local: Teatro Bernardim Ribeiro
Org.: Município de Estremoz - Espectáculo inserido no TEIAS – REDE CULTURAL DO ALENTEJO.
Co-Financiado: Inalentejo/QREN/EU
Mais informação T. (+351) 268 339 200 (Município de Estremoz) – Página Web: www.cm-estremoz.pt/

Concelho de Évora
MÚSICA
Concerto do 18.º aniversário da Associação Cultural Trítono – Concerto pelo Grupo Vocal Trítono, com direção artística de Octávio Martins.
Dia(s)/Horário: 5 de novembro / 17h00
Local: Igreja de S. Bento de Cástris Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Associação Cultural Trítono, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da Arquidiocese de Évora
Mais informação/Programa: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

EXPOSIÇÕES
Era Uma Vez, 20 anos de Teatro de Bonecos – Esta exposição inaugura no dia de S. Martinho, exibindo ao público o espólio adquirido ao longo de duas décadas pela Companhia Era Uma Vez – Teatro de Marionetas. A inauguração contará com a estreia da mais recente produção da Companhia – Auto de S. Martinho, de Gil Vicente. No âmbito desta exposição serão ainda apresentados pelo Era Uma Vez, durante o mês de novembro, os espetáculos: “O Bolo” (dia 15 – 10h30); “O Mistério da Pedra Encantada” (dia 17 -10h30); “O lixo do senhor Bartolomeu” (dia 22- 10h30); “ A Princesa Ziah” (dia 24 – 10h30) e “A Formiga e o Coehinho (dia 30 – 15h), com o apoio do Município de Évora.
Dia(s)/Horário: De 11 de novembro (inauguração às 18h00) a 2 de dezembro/ Dias úteis das 09h00 às 12h30/das 14h às 17h30.
Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos
Org.: Era Uma Vez – Teatro de Marionetas, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura/ DGARTES.
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
FORMAÇÃO
A Criança e a Expressão Dramática - No âmbito formação A Criança e a Expressão Dramática, promovida pela Pim Taí - Associação Cultural, decorrerá dia 19 de novembro, a 2.ª sessão “Imaginação e Vivência”, dirigida por Alexandra Espiridião. A formação é direcionada para professores e educadores, animadores de bibliotecas e outros serviços educativos, animadores sociais, psicólogos, professores de AECs de teatro, música e atividade lúdica.
Dia(s)/Horário: 19 de novembro (2.ª sessão “Imaginação e Vivência) / (consultar programa próprio)
Local: Antiga Escola do Alto de S. Bento
Org.: PIM TAÍ – Associação Cultural
Preço por sessão: 30 euros
Mais informação/Inscrição/Programa T. (+351) 965 529 610 (Alexandra Espiridião) 266 744 403 (pim-teatro) – Página Web: http://www.pimteatro.pt/
TEATRO
Mal Me Queres - A companhia eborense, “a bruxa TEATRO”, estreia “Mal Me Queres”, de João Santos Lopes. Este texto português - que aborda questões sociais da actualidade – é mais uma incursão pela dramaturgia inédita. Trata-se de um texto duro, embora terno. Cheio de complexidades intrincadas nas personagens que se apresentam sem nomes próprios. Em " Mal Me Queres " há tanto amor como desamor, numa encenação que explorou gestos contidos e coisas exageradas, à mistura com palavras por dizer e outras cuspidas e onde houve uma procura estética dissonante do texto.
Dia(s)/Horário: De 3 (estreia) a 19 de novembro / (de quarta a sábado) às 21h30 / ao domingo às 16h00
Local: Espaço Celeiros – R. do Eborim - Évora
Prod.: A Bruxa TEATRO
Mais informação: T. (+351) 266 747 047 – Página do facebook:
Café Mário - Produção do CENDREV a estrear dia 19 de novembro, com encenação e autoria de Pierre Etienne Heymann.
Dia(s)/Horário: De 19 de novembro a 18 de dezembro – De quarta a sábado às 21h30; domingo às 16h00.
Local: Teatro Garcia de Resende
Mais informação: T. (+351) 266 703 112 – Página Web: http://www.cendrev.com/

Concelho de Portel
MARIONETAS
Bonecos do Mundo – Pelo TULÉ – Investigação de Formas Animadas – Espetáculo formativo e de informação sobre o teatro de marionetas, que resulta do encontro de marionetas tradicionais de várias partes do Mundo com marionetas do TRULÉ também elas viajadas pelo Mundo. Através do relato de pequenas histórias e de factos, dá-se informação sobre a transformação e desenvolvimento das marionetas através dos tempos. Nele são manipuladas marionetas tradicionais do continente asiático, berço desta forma teatral.
Com a duração aproximada de uma hora, esta iniciativa dirige-se primordialmente à infância e juventude, sendo indicada para o público escolar. Este evento integra o programa TEIAS – Rede Cultural do Alentejo, financiado pelo INAlentejo (no âmbito do QREN).
Dia(s): 13 de novembro
Local: Auditório Municipal de Portel
Org.: Município de Portel
Mais informação: T. (+351) 266 619 030 – Página Web: http://www.cm-portel.pt/
Concelho de Redondo
DANÇA
Local Geographic, de Rui Horta – Uma obra sobre a importância de perder-se. De fazer da perda um método, sobretudo quando a experiência de vida tende a tornar-se um peso que nos leva a não arriscar. A perda, então, como um método. “Tinha-me habituado, a todas as semanas, pegar na minha bicicleta e descobrir um novo trilho e uma nova paisagem. Habitualmente, partia de manhã cedo e regressava antes do meu dia verdadeiramente começar. Era como que um prólogo para uma rotina anunciada. Às vezes perdia – me...”
Dia(s)/Horário: 5 de novembro / 21h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo
Obs.: Entrada gratuita
Org.: Município de Redondo – Linha de programação de Itinerância – Teias
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) – Página Web: http://www.cm-redondo.pt/

Concelho de Reguengos de Monsaraz
ARTES PLÁSTICAS
“Sementes do Universo” - Ateliê de Pintura que Alice Alves realiza na vila medieval de Monsaraz, trabalhando ao vivo. Alice Alves é uma pintora autodidacta que iniciou a sua actividade artística há mais de uma década. Desde 2005 participou em exposições individuais e colectivas em França, Alemanha, Espanha e Portugal. Atualmente, deseja desenvolver a sua arte como método de terapia para crianças com dificuldades e deficiências. Esta mostra integra o Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto.
Dia(s)/Horário: Até 8 de janeiro / Entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h
Local: Casa Monsaraz
Org.: Município de Reguengos de Monsaraz
Mais informação: T.: (+351) 266 508 048 (Município de Reguengos de Monsaraz) – Página Web: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/

Concelho de Viana do Alentejo
MÚSICA
“Concertos Clássicos” – Recital de Acordeão com Gonçalo Pescada – O tema deste recital invulgar será dedicado ao sistema convertor, ao seu funcionamento e à sua influência na música escrita para acordeão. O programa sugerido percorre vários caminhos, desde a transcrição da famosa Chaconne em Ré menor de Johann Sebastian Bach até à música original contemporânea dos compositores Edison Denisov e Franco Donatoni. Este evento integra a Semana Sénior.
Dia(s)/Horário: 19 de novembro / 21h30
Local: Cine – Teatro Vianense
Org.: Município de Viana do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 930 010 – Página Web: http://www.cm-vianadoalentejo.pt/

Concelho de Vila Viçosa
EXPOSIÇÕES
“Arquitectura, o prazer do olhar” – A exposição de fotografia de Joaquín Bérchez, conceituado professor e fotógrafo valenciano, revela um olhar atento sobre uma arquitetura atravessada pela história, captando uma forma de ver a arquitetura e entender o mundo com uma decidida vontade de estilo. O mármore, a pedra, o estuque, a madeira e o alabastro, surpreendidos em fugazes luzes e cores, adquirem uma nova dimensão. Esta exposição integra o programa da 1.ª Bienal Internacional da Pedra – Stone Project, que decorreu entre os dias 8 e 16 de Outubro.
Dia: Até 13 de novembro
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca
Organização: Câmara Municipal de Vila Viçosa
Mais informações: T (+351) 268 889 310 (Município de Vila Viçosa) – Página Web: http://www.cm-vilavicosa.pt/

DISTRITO DE BEJA
Concelho de Beja
TEATRO
Gota – a Gota – A Companhia Lendias d’Encantar estreia dia 26 de novembro, o espectáculo para a infância Gota-a-Gota, uma peça para maiores de 3 anos, que foca a temática das energias renováveis, incidindo sobretudo num recurso tão importante para as diversas formas de vida: a água.
Dia(s)/Horário: Apresentações para as escolas dias 29 e 30 de Novembro e 2, 6, 7 e 9 de Dezembro, às 10h30 e às 14h30 e sessões para o público em geral dias 26 de Novembro e 3 e 10 de Dezembro às 16h00.
Local: Pax Júlia – Teatro Municipal de Beja
Org.: Lendias d’Encantar
Público – alvo: M/3
Mais Informação/Reservas: TM.: (+351) 961 281 363 – 966 651 380 – E-mail: lendias.encantar@gmail.com – Página Web: http://www.lendiasdencantar.blogspot.com/

Concelho de Castro Verde
TEATRO

Xó das Velhas – Co-produzida pela Baal 17 e Al-Masrah Teatro, “Xô das Velhas” é uma comédia. Uma poesia. Um show. Um grupo de actores desdobra-se para contar as peripécias do dia-a-dia das “velhas” – do confronto com um mundo que se quer cada vez mais jovem, empreendedor e mercantil. Opostamente, a peça é também uma reflexão sobre a maneira como elas encaram a evolução desse mundo tão veloz para o seu passo curto. E o mesmo no sentido inverso: a forma como um mundo tão acelerado se aproveita do seu curto passo, chamando-as à ribalta ou abandonando-as com um simples “xô” de “chega para lá”.
Dia(s)/Horário: 19 de novembro – 21h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Castro Verde
Org.: Câmara Municipal de Castro Verde com o apoio de INALENTEJO. QREN. EU
Obs.: Espetáculo inserido na Rede CAL
Mais informação: T.: (+351) 286 320 040 – Página Web: http://www.cm-castroverde.pt/

Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES
Caminhos do Cante – Exposição de fotografia de Isaurinda Brissos
Dia(s): De 17 de novembro a 17 de dezembro – De terça a sexta das 09h00 – 12h30 /Das 14h00 – 17h30 – Sábado das 10h00 às 13h00.
Local: Capela de Santo António
Org.: Município de Ferreira do Alentejo
Mais informação: T.: (+351) 284 738 700 (Município de Ferreira do Alentejo) – Página Web: http://www.cm-ferreira-alentejo.pt/

Concelho de Moura
LITERATURA
Tempo de Barbárie e Luta – Apresentação de «Tempo de Barbárie e Luta», o novo livro de Miguel Urbano Rodrigues que reúne uma colectânea de comunicações, apresentadas em conferências internacionais, e de artigos de natureza teórica, publicados nos últimos anos em revistas, jornais e sites de vários países. Segundo a historiadora, Cristina Nogueira, "Tempo de Barbárie e Luta" deve ser lido por todos aqueles que queiram compreender o mundo em que vivem e as intensas transformações que têm vindo a ocorrer.
Dia(s): 4 de novembro – 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Moura
Org.: Câmara Municipal de Moura
Mais informação: T.: (+351) 285 250 400 – Página Web – http://www.cm-moura.pt/
Concelho de Vidigueira
EXPOSIÇÕES
CortiçArte – Exposição temporária composta por artesanato em cortiça, da autoria de Álvaro Valadas (Portel), António Rato (Santana) e Isidro Verdasca (Évora). “As marcas de ruralidade e do passado, associadas ao ambiente e ao sistema do qual o próprio material provém, estão bastante implícitas nos seus trabalhos. Trabalhos que requerem arte, técnica, experiência, paciência e conhecimento, muitas vezes, desse passado recriado. São as mãos destes artesãos que transportam até nós o saber fazer de outros tempos, em que o relógio pára e apenas se ouve o laborar do canivete e da faca a golpear delicadamente a matéria-prima, a cortiça, tão em voga na actualidade para múltiplas funções.”
Dia(s): Até 20 de novembro - De terça-feira a domingo – das 10h às 17h
Local: Museu Municipal de Vidigueira
Org.: Município de Vidigueira – Museu Municipal de Vidigueira
Mais informação: T.: (+351) 284 437 260 - Página Web – http://museu.cm-vidigueira.pt/

LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Santiago do Cacém
MÚSICA
“FADO” de Carminho – Editado em Junho de 2009, o primeiro disco de Carminho, “Fado”, foi aclamado pela crítica e pelo público. Composto por 14 fados, dos quais dois com letras de Carminho, “Fado” foi produzido por Diogo Clemente, o qual assume ainda os créditos da viola de Fado. A eles juntaram-se alguns dos melhores músicos de fado: Ricardo Rocha, José Manuel Neto, Bernardo Couto e Ângelo Freire, todos na guitarra-portuguesa, e o viola – baixo Marino de Freitas, para além da participação especial do contrabaixista Carlos Barretto no tema “Espelho Quebrado”.
Dia(s): De 18 de novembro – 21h30
Local: Auditório Municipal António Chainho
Bilhete: 5 euros
Org.: Município de Santiago do Cacém
Obs.: Espectáculo integrado na CAL – Cultura Alentejo Rede Intermunicipal
Mais informação/Reservas: T.(+351) 269 750 410 – Página Web: http://www.cm-santiagocacem.pt/
Concelho de Sines
PLURIDISCIPLINARES
A Travessia (da Memória) – No âmbito do seu projeto de animação de rua e de um trabalho com e sobre a comunidade e o património local, o Teatro do Mar apresenta no Dia do Município, e no contexto do Programa de Regeneração Urbana, uma galeria de rua, uma exposição/instalação artística habitada. Fusão de artes performativas com as artes plásticas, o vídeo, a fotografia e a escrita, os quadros vivos desta TRAVESSIA poderão ver visitados durante cerca de 1h30, enquadrados em algumas das montras dos comerciantes do centro histórico da cidade de Sines e no espaço arquitetónico e público do percurso. Esta galeria a céu aberto evocará momentos, pessoas, lugares e memórias da cidade.
Dia(s)/Horário: 26 de novembro / 22h00
Local: Entre as ruas pedonais Serpa Pinto e Francisco Luís Lopes e o Largo do Castelo.
Produção: Contra-Regra AAC com o apoio logístico e à produção do Município de Sines
Co-financiamento: FEDER/União Europeia no âmbito do INALENTEJO e do QREN 2007-2013
Mais informação: T.(+351) 269 634 511 (Teatro do Mar) – Página Web: http://www.cm-sines.pt/ (Município de Sines)
CONFERÊNCIAS
4.º Encontro de História do Alentejo Litoral – A 4.ª edição do Encontro de História do Alentejo Litoral, organizada pelo Centro Cultural Emmerico Nunes conta com um leque de conferencistas e comunicantes que abordarão diversos temas relacionados com a História do Alentejo Litoral. O programa completo desta iniciativa e o local definitivo em que a mesma irá funcionar serão divulgados através da página Web do CCEN bem como através de divulgação própria do Encontro.
Dia(s): 26 e 27 de novembro
Local: Sines (Centro Histórico)
Org.: Centro Cultural Emmerico Nunes
Mais informação: T.(+351) 914827713 – E-mail: ccemmericonunes@gmail.com – Página Web: http://www.ccen.pt/

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: http://www.cultura-alentejo.pt/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário