RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

27/05/11

Prémio de Poesia Natércia Freire 2011

Prémio de Poesia Natércia Freire » Regulamento e Ficha de Inscrição
 
Prémio de Poesia Natércia Freire 2011

A Câmara Municipal está a promover a 4ª edição do Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire. O Prémio terá, nesta edição, o apoio da Companhia das Lezírias que comparticipará com o valor total do Prémio (? 1.500,00), cabendo à Câmara Municipal de Benavente suportar os custos administrativos e o apoio à edição da obra premiada.
Preâmbulo
Natércia Freire nasceu em Benavente em 1919 e faleceu em Lisboa em Dezembro de 2004.
Aos 18 anos publica o seu primeiro livro, “Castelos de Sonho”, começando a editar regularmente a partir dessa altura.
Em 1964, ano em que publica “Liberta em Pedra”, recebe a “Medalle d´Or de Mérite National Français” e em 1966 o “Diplome D´Honneur” da Academie de Jeux Floraux de Loine-Ocean.
A actividade intelectual de Natércia Freire, para além da poesia, passou pela Direcção do Suplemento “Artes e Letras” do Diário de Notícias, que dirigiu durante 20 anos.
A convite de Natércia Freire o “Artes e Letras” teve colaboração de autores tão importantes como: Vergílio Ferreira, António Quadros, Agostinho da Silva, Urbano Tavares Rodrigues, David Mourão-Ferreira, João Gaspar Simões, Domingos Monteiro, José Osório de Oliveira, José Régio, Sophia de Mello Bryner, Jacinto do Prado Coelho, Jorge de Sena, Natália Correia, etc.
Para Natércia Freire, a poesia era “arte que se vê, sede de absoluto, um contínuo exercitar da morte”.

Sem comentários:

Enviar um comentário