RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

29/09/11

Agenda Cultural de Outubro, 2011

Posições geométricas animadas de Norman McClaren e René Jodoin e invertendo o processo, criando novas animações, que traduzem, em tempo real, a música produzida. AlgoRítmico é um jogo juvenil, como a própria Matemática, segundo Hardy. Um jogo de sons e imagens, com regras matemáticas, como o mundo.
Dia(s)/Horário: 23 de outubro / 16h00
Local: Teatro Bernardim Ribeiro
Org.: Município de Estremoz - Espectáculo inserido no TEIAS – REDE CULTURAL DO ALENTEJO.
Co-Financiado: Inalentejo/QREN/EU
Mais informação T. (+351) 268 339 200 (Município de Estremoz) – Página Web: www.cm-estremoz.pt/
Concelho de Évora
CONFERÊNCIAS / CONCERTOS
XIV Jornadas Internacionais “ Escola de Música da Sé de Évora” – A 14.ª edição das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, tem por objetivos divulgar o espólio da escola de Música da Sé de Évora – sécs. XVI e XVII – (Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Diogo Dias Melgaz, Estêvão Lopes Morago, etc…); dar a conhecer formas de abordagem diferentes deste reportório; aprofundar técnicas vocais de interpretação; criar um espaço de intercâmbio de saberes, vivências e culturas; criar um espaço de abertura à participação da Comunidade; estudar e interpretar partes da obra de Estêvão de Bito e Manuel Mendes, dirigindo-se a Directores de Coros, Membros de Coros, Profissionais e Amadores de Canto, Professores de Educação Musical, entre outros. Para além das conferências integram também o programa audições ateliers e concertos.
Dia(s): De 1 a 5 de outubro - Consultar programa próprio com iniciativas abertas ao público em geral (algumas conferencias e concertos)
Local: Convento dos Remédios e Sé de Évora
Org.: Eborae Mvsica – Associação Musical de Évora
Mais informação/Programa: T. (+351) 266 746 750 - Página Web: http://eborae-musica.org/
EXPOSIÇÕES
D. Carlos I – Fotógrafo Amador – Mostra do Arquivo Fotográfico do Paço Ducal de Vila Viçosa, na qual é apresentada uma seleção de fotografias tiradas pelo Rei D. Carlos I, por ele legendadas, datadas e até assinadas, que se prolongam por um período de vinte anos.
Dia(s)/Horário: Até 4 de novembro / Dias úteis das 09h00 às 12h30/das 14h às 17h30.
Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio da Fundação da Casa de Bragança – Paço Ducal de Vila Viçosa
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
FESTIVAIS
V Festival das Companhias - O Festival das Companhias é uma iniciativa de seis estruturas profissionais de criação teatral sediadas fora dos dois principais centros urbanos do país: A Escola da Noite (Coimbra), ACTA (Algarve), CENDREV (Évora), Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras (Covilhã) e Teatro de Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire). Reunidas desde 2004 na Plataforma das Companhias, estas estruturas têm aprofundado relações de inter-conhecimento e de colaboração, através de reuniões regulares para discutir assuntos de interesse comum, do estabelecimento de intercâmbios e de redes de circulação de espectáculos, da concretização de co-produções e da organização deste Festival. Os objectivos valorizar a importância da criação artística no desenvolvimento das cidades médias e das suas regiões (dando consistência prática ao desenvolvimento cultural integrado de todo o território nacional) e valorizar a figura da companhia de teatro como elemento essencial à estruturação e sustentabilidade do sector artístico em Portugal. O Festival assume-se, neste contexto, como um momento privilegiado de mostra (dos mais recentes espectáculos de cada grupo), de encontro e de reflexão.
Dia(s)/Horário: 3 a 8 de outubro / (consultar programa próprio)
Local: Teatro Garcia de Resende
Mais informação/Programa T. (+351) 266 703 112 – Página Web: http://www.cendrev.com/
TEATRO
Tempos Modernos - Este é o nome da peça de teatro que o Grupo Cénico da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense apresenta e que conta com encenação de José Saloio
Dia(s)/Horário: 1 de outubro / 16h00
Local: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense (Antiga Mocidade)
Org.: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Mais informação: T. (+351) 266 703 284 – Página Web: http://srdeborense.blogspot.com/
Concelho de Montemor-o-Novo
FORMAÇÃO
Ruína, Fragmento e Construção – Oficina Experimental de Escultura em Cerâmica – No contexto da programação da Oficinas do Convento que tem, para 2011 e 2012, o tema “Formas e Técnicas na Transição”, esta oficina pretende que os participantes desenvolvam um projeto explorando as ideias propostas de Ruína, Fragmento e Construção. Esta oficina é orientada por Marta Castelo.
Dia(s): 8, 9, 15, 16, 29 e 30 de outubro
Local: Telheiro da Encosta do Castelo; Castelo de Montemor-o-Novo e Convento de S. Francisco
Org.: Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação
Mais informação: T. (+351) 266 899 824 – T. 969 852 390 – Página Web: http://www.oficinasdoconvento.com/
Concelho de Portel
MÚSICA/TEATRO
Palhacello – Pelo PIM Teatro – Uma violoncelista e um palhaço encontram-se ou desencontram-se…brincam, cantarolam e bailam com música de verdade e sons mirabolantes. Estes palhaços musicais recorrem a jogos gestuais para construir um humor simples e ingénuo capaz de comunicar com públicos de todas as idades. Este evento integra o TEIAS – Rede Cultural do Alentejo (projeto inter-regional, de programação cultural em rede, que reúne onze municípios (dez do distrito de Évora e Palmela), financiado pelo INAlentejo (no âmbito do QREN).
Dia(s): 23 de outubro
Local: Auditório Municipal de Portel
Org.: Município de Portel
Mais informação: T. (+351) 266 619 030 – Página Web: http://www.cm-portel.pt/
Concelho de Redondo
MÚSICA
Compositores Portugueses – O programa a apresentar pela Contemporaneus pretende mostrar obras de compositores portugueses contemporâneos, abarcando diferentes estéticas musicais. Estas obras permitirão descobrir compositores com uma linguagem musical mais tonal e conservadora, em oposição a outros compositores que utilizam uma linguagem roçando o atonalismo. Serão apresentadas obras de Fernando Lopes Graça, Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa e Luíz Costa, interpretadas pelos músicos Francisco Serôdio (trombone), Solange Silva (flauta), David Montes (viola/violino), Hugo Monteiro (contrabaixo) e Artur Rouquinha (oboé).
Dia(s)/Horário: 15 de outubro / 21h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo
Público – alvo: M/12
Bilhete: 2 euros
Org.: Município de Redondo
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) – Página Web: http://www.cm-redondo.pt/
Concelho de Reguengos de Monsaraz
MÚSICA
Concerto pelo Grupo Seara Nova – Integrando a iniciativa Outubro Mês da Música, o Grupo Seara Nova anima o Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz com muita Música Popular Portuguesa.
Dia(s)/Horário: 4 de outubro / 21h30
Local: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz
Org.: Município de Reguengos de Monsaraz (no âmbito do Projecto TEIAS)
Obs.: Entrada gratuita
Mais informação/Programa: T.: (+351) 266 508 048 (Município de Reguengos de Monsaraz) – Página Web: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/
Concelho de Viana do Alentejo
EXPOSIÇÕES
Exposição de artesanato em madeira de José Manuel Água Morna – Aos 86 anos, José Manuel Água Morna já perdeu a conta ao número de peças que fez ao longo dos últimos 35. Começou pelo artesanato agrícola, dedicou-se depois a uma colecção de diabos. O seu último trabalho retrata as figuras da fábula "O Velho, o rapaz e o burro".
Dia(s)/Horário: Até 16 de outubro / Das 9h30 - 13h00 e das 14h00 às 17h30
Local: Posto de Turismo de Viana do Alentejo
Org.: Município de Viana do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 930 010 – Página Web: http://www.cm-vianadoalentejo.pt/
TURISMO / PATRIMÓNIO
Abertura do Posto de Turismo e Espaço de Interpretação no Castelo de Viana do Alentejo – A partir de 1 de Outubro, o Posto de Tursimo de Viana do Alentejo vai funcionar no Castelo, onde inaugura também o respetivo Espaço de Interpretação.
Dia(s)/Horário: 1 de outubro / 17h00
Local: Castelo de Viana do Alentejo
Org.: Município de Viana do Alentejo e Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 930 010 (Município de Viana do Alentejo) – Página Web: http://www.cm-vianadoalentejo.pt/
Concelho de Vila Viçosa
MÚSICA
“Fado ao Piano” com Mário Moita – No espectáculo “Fado ao Piano” Mário Moita recupera o “Fado ao Piano”, uma tradição que remonta ao ano de 1870. Uma noite romântica em que as notas do piano e as letras de fados tradicionais se fundem dando origem a uma sonoridade única.
Dia: 15 de Outubro – 21h30
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca
Organização: Câmara Municipal de Vila Viçosa (no âmbito do Projecto Teias)
Mais informações: T (+351) 268 889 310 (Município de Vila Viçosa) – E-mail dssc.cultura@cm-vilavicosa.pt – Página Web: http://www.cm-vilavicosa.pt/
DISTRITO DE BEJA
Concelho de Beja
PERFORMANCES 

2.ª Edição do Ciclo Um Actor – Um Músico (no feminino) – A Lendias d’Encantar apresenta durante o mês de Outubro a 2ª edição de o Ciclo Um Actor – Um Músico (no feminino).
A cada performance, uma nova abordagem à obra de um poeta contemporâneo português, pelas “vozes” de uma actriz, um músico e um luminotécnico. Os poetas escolhidos este ano são Sophia de Mello Breyner, trabalhada por Ana Oliveira (actriz) e Paulo Ribeiro (guitarra); António Gedeão por Andreia Macedo (actriz) e Carlos Barretto (contrabaixo); Nuno Júdice por Carolina Santos (actriz) e André Penas (violino); e Adília Lopes por Anarita Rodrigues (actriz) e Jorge Moniz (percussão).
A direcção e encenação das performances está a cargo de António Revez e a iluminação de Ivan Castro.
Dia(s)/Horário: Durante o mês de outubro / 22h00
Local: Espaço OS INFANTES em Beja (sede da Companhia Lendias d’Encantar) – Quintas, sextas e sábados; IGREJA DE SÃO VICENTE, em Évora, todas as quartas feiras.
Org.: Lendias d’Encantar
Público – alvo: M/12
Mais Informação/Reservas: TM.: (+351) 961 281 363 – 966 651 380 – E-mail: lendias.encantar@gmail.com – Página Web: http://www.lendiasdencantar.blogspot.com/

Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES
Portobello – de Patrícia Almeida – “Portobello” é o título de uma série de fotografias realizadas no Algarve por Patrícia Almeida, entre 2005 e 2007, que procuram evocar um imaginário exótico genérico geralmente associado a uma ideia de natureza (virgem, paradisíaca, utópica), mas também às insígnias luminescentes de discotecas, bares, hotéis ou a nomes de cocktails. Partindo de uma abordagem documental da fotografia “Portobello” procura explorar o fenómeno contemporâneo das férias e do turismo de verão. Tal como outros destinos turísticos do sul da Europa o Algarve oferece sol, praia e animação nocturna. Os fluxos de ocupação temporários gerados pelo turismo de verão influenciam a construção da identidade deste tipo de lugar. Um lugar – marca, inventado e construído enquanto lugar para estar (não para habitar ou visitar), mas para experimentar durante uma ou duas semanas. Um lugar onde o tempo parece parar e ficar suspenso. Esta exposição integra o programa da 2.ª fase da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul 2011.
Dia(s): Até 16 de outubro – Das 09h30 – 13h00 /Das 14h30 – 18h30 – Encerra à 2.ª feira.
Local: Posto de Turismo de Ferreira do Alentejo
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Ferreira do Alentejo
Mais informação: T.: (+351) 284 739 620 (Posto de Turismo de Ferreira do Alentejo) – 266 769 450 (DRCALEN) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Serpa
MÚSICA
Duo de Clarinetes e Piano – Concerto de clarinetes e piano por Esther Georgie, João Pedro Santos e Ana Zão integrado nas Comemorações do Dia Mundial da Música.
Dia(s): 1 de outubro – 21h30
Local: Auditório do Musibéria
Org.: Câmara Municipal de Serpa
Mais informação: T.: (+351) 284 540 600 – E-mail: musiberia.serpa@gmail.com – Página Web – www.musiberia.com.pt/
Concelho de Vidigueira
FORMAÇÃO
Curso de Azulejaria, com Idalete Vieira – Ofereça a si próprio a oportunidade de um dia diferente e descubra o talento que há em si… (este curso inclui os materiais, certificado de participação, almoço regional, visita a um exemplar com azulejaria e oferta de peças criadas pelos participantes)

Dia(s): 8 de outubro - Das 10h às 16h
Local: Posto de Turismo de Vidigueira
Org.: Município de Vidigueira – Turismo do Alentejo – ERT
Mais informação: T.: 284 437 410 Página Web – http://www.cm-vidigueira.pt/
LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Sines
EXPOSIÇÕES

Regeneração – Exposição de Pintura de Clotilde Fava – Natural de Lisboa, Clotilde Fava tem o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, foi designer da companhia IBM Portuguesa e colaborou com diversos arquitectos, entre os quais Carlos Tojal, Paulo Graça, José Fava e Castro Rodrigues. Trabalha em cerâmica, escultura e pintura. Expõe desde a década de 60. Nesta exposição podemos ver alguns dos seus trabalhos de pintura, na qual as flores são protagonistas.

Dia(s): De 1 de outubro a 30 de Outubro – Todos os dias das 14h às 20h
Local: Centro de Artes de Sines – Foyer 1
Org.: Município de Sines
Mais informação: T.(+351) 269 860 080 – Página Web: www.centrodeartesdesines.com.pt/

FORMAÇÃO

Wordpress e as Plataformas Livres na Cultura – O acto de projetar a informação inicia-se no momento em que escolhemos as plataformas de trabalho. Com orçamentos reduzidos e fraca capacidade de conhecimentos técnicos nesta área, como poderão os agentes culturais responder a um mundo virtual em constante atualização? A resposta passa por trabalhar em rede, utilizando plataformas livres que permitam a partilha de saber e a interação com diversas comunidades. O “Wordpress e as plataformas livres na cultura” é um workshop orientado pelo formador Jorge Rocha (www.jorgerocha.org) que pretende dar resposta a essa questão, dotando os participantes com conhecimentos básicos de cultura digital na ótica do utilizador, centrando a sua acção no Wordpress, uma das maiores e mais dinâmicas plataformas de gestão de conteúdos web.
Dia(s): 8 e 9 de outubro - Das 10h30 às 13h – 14h30 às 18h
Local: Centro Cultural Emmerico Nunes e Capela da Misericórdia
Público – alvo: Agentes culturais, artistas e outros criativos, público em geral com interesse na matéria.
Pré-requisitos: Estar familiarizado com o uso de internet na lógica do utilizador
Requisitos adicionais: Cada participante deverá trazer consigo um computador que permita ligação wifi.
Participantes: mínimo 6, máximo 12
Preço por participante: 50 euros
Org.: Centro Cultural Emmerico Nunes
Mais informação/: T.(+351) 914827713 – Página Web: http://www.ccen.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário