RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

01/09/11

Agenda Cultural de Setembro / 2011- DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO


AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – SETEMBRO 2011
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Arronches
TEATRO

A Lenda do Menino da Gralha – Pelo Teatro do Mar – Dando prossecução ao seu projeto de resgatar elementos da identidade cultural da região – desenvolvendo uma dramaturgia inspirada na sua história, mitos e contos tradicionais – o Teatro do Mar, baseou-se numa lenda da freguesia de Porto Covo, nomeadamente da Ilha do Pessegueiro – “A Lenda do Menino da Gralha” – para criar o seu novo espetáculo, recuperando assim, para as novas gerações, parte do património imaterial do concelho.

Dia (s)/Horário: 28 de Setembro / à tarde para as escolas

Local: Auditório do Centro Cultural de Arronches

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio do Município de Arronches

Mais informação: T.: (+351) 245 580 080 (Município de Arronches) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Avis
MÚSICA

Dijango Tributo – Sexteto de Hot Jazz – Criado na Associação Cultural Do Imaginário para celebrar o centenário do nascimento de Django Reinhardt no Festival – Jazz na Cidade de Évora, em 2010, o Dijango Tributo – Sexteto de Hot Jazz, pratica de forma arrojada, aberta e imaginativa um repertório do que hoje se chama jazz manouche ou gipsy jazz, com recurso à improvisação e virtuosismo instrumental característicos desta expressão musical. Este concerto integra a 2.ª fase da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul 2011.

Dia(s)/Horário: 24 de Setembro / 21h30

Local: Auditório Municipal José Carlos Ary dos Santos

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio do Município de Avis

Mais informação: T.: (+351) 242 410 060 (Município de Avis) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Portalegre
LEITURAS ENCENADAS

Desassossegos – Leitura encenada de "Desassossegos", espetáculo que a Companhia de Teatro d’O Semeador irá estrear em Outubro. O «Livro do Desassossego» resulta da junção de textos avulsos encontrados no espólio de Fernando Pessoa. Bernardo Soares é o autor – embora algumas edições atribuam a co-autoria do livro a Vicente Guedes, um outro "eu" de Pessoa. Assemelhando-se a um diário, a um blogue, o «Livro do Desassossego» baseia-se em anotações fruto das vivências, interrogações ou reflexões, características que o tornam singular, já que não tem uma narrativa definida, com princípio, meio e fim. Esse facto não diminui a obra de Pessoa, antes pelo contrário. Imprime-lhe, reconhecidamente, um fulgor, apenas ao alcance dos grandes mestres da escrita. A leitura é efetuada por: Adriano Bailadeira, Verónica Barata e Victor Pires.

Dia(s)/Horário: 22 de setembro / 21h30

Local: Sala Café - Teatro Igreja do Convento de Santa Clara

Org.: Teatro d’O Semeador

Mais informação: T. (+351) 245 207 894 – Página Web: http://teatroportalegre.com/site/

Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES

“Uma Casa com um Quadrado à parte” – Exposição de pintura de Rodrigo Oliveira. O artista nasceu em Sintra e é atualmente considerado um dos mais proeminentes artistas portugueses da sua geração, representado em importantes coleções privadas e institucionais.

Dia(s)/Horário: Até 20 de setembro / De segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor – Sala 1

Org.: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Loja do Lopes e Município de Ponte de Sor

Mais informação: T. (+351) 242 291 580 (Município de Ponte de Sor) – Página Web: www.cm-pontedesor.pt/

Concelho de Sousel
EXPOSIÇÕES
Da Utopia à Realidade – O Museu dos Cristos de Sousel – Esta exposição estará patente ao público durante apenas dois dias e pretende trazer a público as várias etapas que estão por detrás do trabalho desenvolvido para a concretização deste museu municipal. Entrada gratuita.

Dia(s)/Horário: 24 e 25 de setembro / Das 10h00/13h00 e das 14h00/18h00

Local: Centro Cultural de Sousel

Org.: Município de Sousel

Mais informação: T. (+351) 268 550 100 – Página Web http://www.cm-sousel.pt/

DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Borba
TEATRO

Chapéus há muitos – Este espetáculo pelo PIM Teatro é uma criação de 2 atrizes, dois atores e um músico. Fala-nos de governantes e governados, pessoas sem nada que fazer, pessoas com ideias, dores de cabeça, tristezas e carnavais, amor e inveja, numa cascata de saudável esquizofrenia. Este evento integra o TEIAS – Rede Cultural do Alentejo (projeto inter-regional, de programação cultural em rede, que reúne onze municípios (dez do distrito de Évora e Palmela), financiado pelo INAlentejo (no âmbito do QREN). Integrado nesta Rede, o Município de Borba acolhe, em 2011, 12 acções de serviço educativo e 11 itinerâncias de agentes culturais locais.

Dia(s)/Horário: 17 de Setembro / 21h30

Local: Cine – Teatro de Borba

Org.: Município de Boba

Destinatários: Público em geral

Mais informação/Programa completo: T.: (+351) 268 891 630 – Página Web: http://www.cm-borba.pt/

Concelho de Estremoz
DANÇA

Imaginar – Pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCDÉ) – Espetáculo de dança para a infância que encontra a sua razão de ser no mundo imaginário das crianças para desenhar a história de um personagem que vive num mundo cheio de cor onde tudo é possível: o mundo interior numa bola de sabão, onde tudo se transforma em cor através do movimento. Este evento integra a 2.ª fase da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul 2011.

Dia(s)/Horário: 18 de setembro / 16h00

Local: Teatro Bernardim Ribeiro

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio do Município de Estremoz

Mais informação T. (+351) 268 339 200 (Município de Estremoz) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/



Concelho de Évora
CONFERÊNCIAS

Impacto regionalista na época (1963) da descoberta da Gruta do Escoural – Esta conferência, proferida pelo Dr. António Carlos Silva, Director de Serviços dos Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, integra a iniciativa 5.ªs à Noite no Museu, recordando a polémica regionalista dos anos 60, que opôs as "forças vivas" de Évora, comandadas pela respectiva Junta Distrital, ao Museu Nacional de Arqueologia, a propósito das prioridades no estudo da Gruta do Escoural, (descoberta em Abril de 1963) e sobretudo do destino do respectivo espólio...

Dia(s): 22 de setembro

Local: Museu de Évora

Org.: Museu de Évora com o apoio do Grupo de Voluntários do Museu de Évora, em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN)

Mais informação: T. (+351) 266 702 604 - Página Web: http://museudevora.imc-ip.pt/

EXPOSIÇÕES

D. Carlos I – Fotógrafo Amador – Mostra do Arquivo Fotográfico do Paço Ducal de Vila Viçosa, na qual é apresentada uma seleção de fotografias tiradas pelo Rei D. Carlos I, por ele legendadas, datadas e até assinadas, que se prolongam por um período de vinte anos. Esta exposição poderá ser visitada até ao mês de novembro.

Dia(s)/Horário: 28 de setembro (inauguração às 18h30) / Dias úteis das 09h00 às 12h30/das 14h às 17h30.

Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio da Fundação da Casa de Bragança – Paço Ducal de Vila Viçosa

Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

FESTIVAIS
Festival Escrita na Paisagem 2011 - O último mas não o menos importante mês do Festival Escrita na Paisagem 2011, setembro, oferece ao público a oportunidade de desfrutar da cultura portuguesa, com espetáculos de música e teatro, e de receber workshops e performances de países como a Finlândia, Itália, Reino Unido e Epanha.

Dia(s)/Horário: setembro / (consultar programa próprio)

Local: Igreja de S. Vicente, antigos – celeiros da EPAC

Org.: Coleção B - Festival Escrita na Paisagem

Mais informação/Programa T. (+351) 268 339 200 – Página Web: http://www.escritanapaisagem.net/

MÚSICA

XII Ciclo de Concertos “Música nos Claustros” - Esta iniciativa prossegue em setembo com três Concertos e Recitais, animando os claustros do Convento dos Remédios. Terão lugar um Concerto de Canto e Quarteto de Cordas, Recitais de Canto e Guitarra, e Violino e Piano, com a participação e intérpretes de qualidade.

Dia(s)/Horário: Dias 3, 10 e 24 de setembro / 21h30

Local: Convento dos Remédios

Org.: Associação Musical de Évora - Eborae Mvsica

Mais informação/Programa: T. (+351) 266 746 750 – Página Web: http://eborae-musica.org/

VISITAS GUIADAS
Visitas guiadas às ruínas romanas e à Casa de Burgos, Igreja do Salvador e Templo Romano - No âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema Património e Paisagem Urbana, que terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de setembro, realizam-se em Évora, dirigidas ao público em geral, as visitas guiadas às ruínas romanas e à Casa de Burgos, Igreja do Salvador, com o apoio da Diocese de Évora e Templo Romano. Terá igualmente lugar o lançamento dos folhetos sobre o referido património.

Dia(s)/Horário: 23 de setembro / Das 11h às 13h00

Local: Ruínas romanas e Casa de Burgos, Igreja do Salvador e Templo Romano

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo

Mais informação: T. (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Mora
MÚSICA

Orquestra da Escola de Música da Câmara Municipal de Mora – A atuação desta Orquestra integra o programa da ExpoMora 2011, que decorre nos dias 9, 10 e 11 de setembro.

Dia(s)/Horário: 11 de setembro / 21h30

Local: Parque de Feiras de Mora – Palco 2

Org.: Município de Mora

Mais informação/Programa: T. (+351) 266 439 070 (Município de Mora) – Página Web: www.cm-mora.pt/

Concelho de Montemor-o-Novo
MÚSICA

Ópera Così Fan Tutte – “Così fan tutte” (Assim fazem todas), é a penúltima ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart em 1790. A versão agora apresentada pela orquestra do Ensemble Contemporaneus é uma escolha que pretende evidenciar o lado puro, inocente e idílico da juventude e do acreditar num só primeiro e único amor. Todos os elementos em palco e definição das personagens têm o propósito de permitir que o espetador reconheça e identifique claramente aquele belo momento específico da sua vida, quando teve um primeiro amor e sofreu desgostos amorosos. Esta ópera integra a 2.ª fase da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul 2011.

Dia(s)/Horário: 17 de setembro / 21h30

Local: Cine – Teatro Curvo Semedo

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Montemor – o – Novo
Mais informação: T. (+351) 266 898 100 (Município de Montemor – o – Novo) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
 (DRCALEN)

Concelho de Portel
MARIONETAS

Bonecos do Mundo – Este espetáculo, formativo e de informação, resulta do encontro de marionetas tradicionais de várias partes do Mundo as do TRULÉ, também elas viajadas pelo Mundo, conciliando a representação das várias técnicas de manipulação deste bonecos com o percurso histórico desta forma teatral. Através do relato de pequenas histórias e de factos, dá-se informação sobre a transformação e desenvolvimento das marionetas através dos tempos. Nele são manipuladas marionetas tradicionais do continente asiático, berço desta forma teatral. Este espectáculo com a duração aproximada de uma hora é primordialmente dirigido à Infância e Juventude e indicado para o público escolar.

Dia(s): 17 de setembro

Local: Auditório Municipal de Portel

Org.: Município de Portel

Mais informação: T. (+351) 266 619 030 – Página Web: http://www.cm-portel.pt/

Concelho de Redondo
MÚSICA/TEATRO

Palhacello – Pelo PIM Teatro – Uma violoncelista e um palhaço encontram-se ou desencontram-se…brincam, cantarolam e bailam com música de verdade e sons mirabolantes. Estes palhaços musicais recorrem a jogos gestuais para construir um humor simples e ingénuo capaz de comunicar com públicos de todas as idades. Este evento integra o TEIAS – Rede Cultural do Alentejo (projeto inter-regional, de programação cultural em rede, que reúne onze municípios (dez do distrito de Évora e Palmela), financiado pelo INAlentejo (no âmbito do QREN).

Dia(s)/Horário: 11 de setembro / 17h00

Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo

Org.: Município de Redondo

Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) – Página Web: http://www.cm-redondo.pt/

Concelho de Viana do Alentejo
TEATRO

Rua de Dentro – Criação do Grupo de Teatro O Bando, esta peça reflete sobre a construção do mundo interior da mulher, em permanente transformação. Três mulheres, de três gerações diferentes, bebem chá príncipe e batem claras em castelo para fazer suspiros e descobrem, entre conflitos, desconfianças e dúvidas, a dimensão daquilo que as aprisiona e as suas possibilidades de liberdade. O texto, da autoria da escritora Ana Vicente, coloca-as a reflectir sobre as suas vidas enquanto evocam memórias, amarguras, desejos, numa casa que é na rua, mas na qual elas vão descobrir passagens e portas por abrir. Este espetáculo integra o TEIAS – Rede Cultural do Alentejo (projeto inter-regional, de programação cultural em rede, que reúne onze municípios (dez do distrito de Évora e Palmela), financiado pelo INAlentejo (no âmbito do QREN).

Dia(s)/Horário: 21 de setembro / 21h30

Local: Cine – Teatro Vianense

Org.: Município de Viana do Alentejo

Mais informação: T. (+351) 266 930 010 – Página Web: http://www.cm-vianadoalentejo.pt/

DISTRITO DE BEJA
Concelho de Aljustrel
EXPOSIÇÕES

Narrativa do Nosso Universo – Exposição de Pintura de Eduardo Santos Neves – No percorrer da sua trajetória artística, Eduardo Santos Neves, tem explorado de forma contínua os processos da representação plástica: da experimentação das técnicas, do jogo estruturante, permanente, das composições, das formas, das texturas, da cor. O autor embebe a matéria pintada no suporte de forma escorreita, com pinceladas delicadas, cadenciadas em contraponto com o mais expressivo – o inesperado. O delineamento pictórico vive declaradamente do desenho com contornos – que podem ser, ou não, assumidos –, das manchas de cor, dos estudos do claro-escuro, das sombras da luz, dos ritmos formais que se justapõem e dos planos que se misturam.

Dia(s): Até 3 de setembro

Local: Espaço Oficinas de Formação e Animação Cultural

Org.: Município de Aljustrel

Obs.: Entrada livre.

Mais informação: T.: (+351) 284 600 070 – Página Web: http://www.mun-aljustrel.pt/

Concelho de Alvito
COLÓQUIOS

Alvito, Património da Felicidade – Este colóquio integra as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema Património e Paisagem Urbana, que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Dia(s)/Horário: 23 de setembro / 15h00

Local: Câmara Municipal de Alvito

Org.: Município de Alvito

Público alvo: público em geral

Mais informação: T.: (+351) 284 480 808 - E-mail: turismo@cm-alvito.pt

Concelho de Beja
FESTIVAIS 

AniBeja 2011 – Cinema, música, teatro, num variado leque de espetáculos, animam as noites de verão do concelho de Beja, no âmbito do AniBeja 2011, promovida pelo Município de Beja, com a colaboração das respetivas Juntas de Freguesia e do INATEL.

Dia(s)/Horário: 3, 6 e 8 de setembro / 21h30 (cinema) / 22h00 (espetáculos)

Local: Consultar programa próprio

Org.: Município de Beja

Obs.: Entrada livre

Mais Informação/Programa: T.: (+351) 284 311 812 – Página Web: www.cm-beja.pt/

Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES

Portobello – de Patrícia Almeida – “Portobello” é o título de uma série de fotografias realizadas no Algarve por Patrícia Almeida, entre 2005 e 2007, que procuram evocar um imaginário exótico genérico geralmente associado a uma ideia de natureza (virgem, paradisíaca, utópica), mas também às insígnias luminescentes de discotecas, bares, hotéis ou a nomes de cocktails. Partindo de uma abordagem documental da fotografia “Portobello” procura explorar o fenómeno contemporâneo das férias e do turismo de verão. Tal como outros destinos turísticos do sul da Europa o Algarve oferece sol, praia e animação nocturna. Os fluxos de ocupação temporários gerados pelo turismo de verão influenciam a construção da identidade deste tipo de lugar. Um lugar – marca, inventado e construído enquanto lugar para estar (não para habitar ou visitar), mas para experimentar durante uma ou duas semanas. Um lugar onde o tempo parece parar e ficar suspenso. Esta exposição integra o programa da 2.ª fase da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul 2011.

Dia(s): De 16 de setembro (inauguração) a 16 de Outubro – Das 09h30 – 13h00 /Das 14h30 – 18h30 – Encerra à 2.ª feira.

Local: Posto de Turismo de Ferreira do Alentejo

Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Ferreira do Alentejo

Mais informação: T.: (+351) 284 739 620 (Posto de Turismo de Ferreira do Alentejo) – 266 769 450 (DRCALEN) – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Serpa
FORMAÇÃO

Formações Musibéria – “Alguns Cordofones” (Módulo2) – Este módulo propõe para os dias 17 e 18 de setembro uma viagem pelos sons da memória, incluindo uma masterclasse de guitarra portuguesa com Pedro Caldeira Cabral e a história, iconografia, organologia, técnicas e repertório solístico do instrumento, desde o século XVI até à actualidade. Encontra-se agendado (dia 17) o concerto de Pedro Caldeira Cabral “Labirinto da Guitarra”. Dias 24 e 25 terá lugar um workshop de “Construção e Funcionamento da Viola Campaniça, Técnica e Estilos” e uma masterclass, com Pedro Mestre, que fará também um concerto.

Dia(s): 17, 18 e 24 e 25 de Setembro

Local: Auditório do Musibéria – Centro Internacional de Danças e Músicas do Mundo Ibérico (Serpa)

Org.: Câmara Municipal de Serpa em parceria e acreditação da Universidade Nova de Lisboa.
Mais informação/Inscrições: T.: (+351) 284 540 600 – E-mail: musiberia – Página Web – www.musiberia.com.pt/.serpa@gmail.com

Concelho de Vidigueira
FESTIVAIS

Festival Gastronómico Sabores do Rio

Dia(s): 16, 17 e 18 de setembro

Local: Pedrógão do Alentejo

Org.: Junta de Freguesia de Pedrógão do Alentejo com o apoio do Município de Vidigueira

Mais informação: T.: 284 455 179 (Junta de Freguesia de Pedrógão do Alentejo) – Página Web – http://www.cm-vidigueira.p/

LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Alcácer do Sal
ENOTURISMO
Trilhos do Vinho – No âmbito da iniciativa “Alcácer dos 5 sentidos”, este concelho dá a conhecer os seus sabores, saberes, paisagens e património. Trilhos de Vinho é o nome do Itinerário dedicado à temática do vinho, que terá início na aldeia de São Romão até à Herdade de Portocarro. Aqui terá oportunidade de conhecer as vinhas e a adega onde são produzidos os, galardoados, vinhos de Portocarro.
Dia(s)/Horário: 24 de setembro / Início às 08h30
Local: Aldeia de São Romão e Herdade de Portocarro
Org.: Município de Alcácer do Sal
Mais informação: T. 269 829 400 (Município de Alcácer do Sal) – Página Web: www.cm-alcacerdosal.pt/

Concelho de Santiago do Cacém
EXPOSIÇÕES
Exposição de Pintura de Nadir Afonso – Arquiteto, ensaísta e pintor Nadir Afonso, nascido em Chaves, em 1920, desenvolveu, ao longo da sua vida criativa, uma obra profícua e original, inconfundível no panorama estético, filosófico e artístico contemporâneo.

Dia(s)/Horário: Até 30 de setembro
Local: Museu Municipal de Santiago do Cacém
Org.: Município de Santiago do Cacém
Mais informação/ Programa: T. 269 829 400 (Município de Santiago do Cacém) – Página Web: http://www.cm-santiagocacem.pt/

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul e divulgada na
Rádio Telefonia do Alentejo, todos os Sábados e Domingos,  entre as 7 e as 9 horas da manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário