RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

21/09/11

Jornadas Europeias do Património em Évora, dias 23, 24 e 25 de Setembro.

A Câmara Municipal de Évora volta a associar-se este ano às Jornadas Europeias do Património, que são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da salvaguarda do Património, e para a qual a cidade de Évora disponibiliza um programa de actividades que terão lugar nos próximos dias 23, 24 e 25 de Setembro.

Este ano as jornadas são subordinadas ao tema “Património e Paisagem Urbana” e o desafio lançado aos vários dinamizadores da iniciativa é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo.

O programa das Jornadas Europeias do Património preparado pela Câmara Municipal de Évora inicia-se no dia 23 de Setembro, sexta-feira, com visitas guiadas de carácter lúdico-pedagógico para os jardins-de-infância ao circuito do abastecimento de água, organizado pela equipa da Unidade Museológica da Água – CEA. Esta visita repete-se no dia 25 de Setembro, para o público em geral, com partida marcada no Largo Chão das Covas, às 15 horas, para a realização de um percurso a pé pelo centro histórico, com a duração de cerca de hora e meia, para conhecimento do circuito do abastecimento de água desde o Aqueduto e passando pela sede Unidade Museológica da Água – CEA, terminando no Reservatório Elevatório de Água.

No dia 24 Setembro, sábado, pelas 16 horas, realiza-se na Casa da Balança (Largo do Chão das Covas, 15) uma apresentação do “Cabinet 1799”, um projecto educativo na área da história da ciência e da metrologia. O “Cabinet 1799” explora um velho baú, uma herança que a Casa da Balança recentemente recebeu, que esconde uma colecção de instrumentos, caricaturas, ilustrações e livros que deram origem ao gabinete de curiosidades dedicado a uma unidade de medida – o metro. Esta iniciativa é direccionada para o público a partir dos 6 anos.

Ainda no dia 24 de Setembro, entre as 14:30 e as 17:00, realizam-se as actividades “Puzzles da Minha Cidade” e “O Património é AZUL” no Parque Infantil do Jardim Público, que também estão integradas no programa que assinala o início de ano lectivo, e que pretendem proporcionar um dia repleto de actividades lúdico-pedagógicas destinadas às famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário