RecadosAnimados.comObrigado Mãe! Você me ensinou o caminho certo a seguir... - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

04/07/11


MINI ST ÉRIO DA CUL TURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENT EJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – JULHO 2011
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Marvão
MÚSICA
Concerto pelo Grupo Palhas e Moinhas – Este concerto, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), possui uma musicalidade mais urbana, mantendo a estrutura tradicional, numa junção de experiências em várias correntes musicais com a simbiose da tradição e tecnologia, entre outros sabores. As heranças de Zeca Afonso, Adriano, Giacometti e Banda do Casaco, dão ao grupo o ensinamento necessário para esta nova abordagem musical, sem nunca perder a noção da tradição, das raízes e dos ensinamentos das gentes simples do Canto Alentejano.
Dia(s)/Horário: 9 de julho / 21h30
Local: Castelo de Marvão
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Marvão
Mais informação/Programa: T. (+351) 245 909 130 (Município de Marvão) – Página Web: www.culturaalentejo.pt
(DRCALEN)
Concelho de Monforte
MARIONETAS
Robertos – Tourada – Namoro pelo TRULÉ – Investigação de Formas Animadas – Integrando a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), este espectáculo tradicional na técnica de luva assenta na rápida manipulação dos bonecos, numa luta constante entre o fantoche e o seu manipulador. É assim que nasce a grande proximidade entre eles. E também devido ao facto de tudo se passar no exíguo espaço de um metro quadrado. Os Robertos imitam a vida, mas são mais livres. Por isso, dizem e fazem tudo o que lhes vem à cabeça. Daí que se desenvolvam alternadamente e com uma rapidez vertiginosa, situações de drama e de comédia de sentimentos contagiantes.
Dia(s)/Horário: 8 de julho / 21h30
Local: Praça da República
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Monforte
Mais informação/ programa: T.: (+351) 245 578 060 (Município de Monforte) – Página Web: www.culturaalentejo.pt (DRCALEN)

Concelho de Sousel
EXPOSIÇÕES |
Exposição “Crucifixos: Entre o Popular e o Erudito” – O Núcleo Museológico da Câmara Municipal de Sousel apresenta a exposição “Crucifixos: Entre o Popular e o Erudito”, no âmbito do Ciclo de Exposições Temporárias dedicado à Coleção de Cristos de Sousel. A entrada é gratuita.
Dia(s)/Horário: De 4 de julho a 31 de agosto / De segunda - feira a sábado, das 10h00/13h00 e das
14h00/18h00
Local: Centro Cultural de Sousel
Org.: Município de Sousel
Mais informação: T. (+351) 268 550 100 – Página Web www.cm-sousel.pt

DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Alandroal
MÚSICA
Banda da Armada – A iniciativa Por Terras do Endovélico integra no seu programa um concerto a não perder pela Banda da Armada.
Dia(s)/Horário: 1 de julho – 22h00
Local: Praça da República – Alandroal
Org.: Município de Alandroal
Mais informação/Programa: T.: (+351) 268 440 040 – Página Web: www.cm-alandroal.pt


Concelho de Arraiolos
GASTRONOMIA
Semanas das Sopas Alentejanas – No âmbito da Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos as Semanas das Sopas Alentejanas darão a oportunidade de apreciar as variadas e irresistíveis sopas tão características da região. Dia(s)/Horário: De 23 de julho a 7 de agosto
Local: Estabelecimentos de restauração do concelho aderentes (consultar Página Web)
Org.: Município de Arraiolos
Mais informação: T.: (+351) 266 490 240 – Página Web: www.cm-arraiolos.pt

Concelho de Évora
AULAS E CURSOS DE VERÃO
Aulas e Cursos de verão na Black Box- A CDCE lança durante o mês de julho, a primeira edição do projeto sócio-educativo intitulado “Aulas e Cursos de verão na Black Box”, que inclui um programa formativo diversificado composto por oficinas de dança, de teatro, de dramaterapia, um curso intensivo de Ballet, aulas de dança regulares para pais e filhos. É dirigida a crianças, jovens, adultos e pessoas de idade maior.
Dia(s)/Horário: De 2 a 29 de julho / 2ª|4ª] |18:30|Dança Criativa para Crianças (04»08) e Dança Contemporânea
para Jovens |19:30|Dança para adultos e pessoas de idade maior [3ª|5ª] |18:30|Teatro para Jovens e Adultos |19:30|Dramaterapia para Adultos e pessoas de idade maior [6ª] |18:30|Curso Ballet [sabado] |11:00|Dança para pais e filhos Local: Black Box - Zona Industrial Almeirim Norte, R. Aníbal Tavares, nº 2 – Évora
Org.: Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Mais informação T. (+351) 266 743 492 – Página Web: www.cdce.pt
EXPOSIÇÕES
Arte Pastoril Alentejana – A Arte Pastoril alentejana – manifestação artística ligada a horas de pesado
isolamento de pastores de outras épocas, à sua criatividade e às matérias-primas que a natureza lhes oferecia – mostra-nos, nesta exposição, um diversificado e muito interessante conjunto de peças utilitárias, tão diversas como as cornas, os canudos de ceifa, as caixas, as colheres, ou outras de grande valor etnográfico, esculpidas pelo pastor que as decorava conforme a sua sensibilidade.
Dia(s)/Horário: Até dia 15 de Julho Local: Galeria de Exposições da Casa de Burgos
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com a colaboração da colaboração da Câmara Municipal de Estremoz, Museu Rural de Estremoz e Casa do Povo de Santa Maria
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt
MÚSICA
XII Ciclo de Concertos “Música nos Claustros” – Esta iniciativa, realiza-se nos meses de julho e setembro, e tem como objetivo promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do Turismo Cultural e estabelecer uma programação que dê relevo temporal à Música Antiga, à Ópera e à Opereta e aos vários Períodos da criação musical. Pretende aprofundar a relação entre o património construído, neste caso o Convento dos Remédios, em Évora, e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais da região do Alentejo e do país.
Dia(s)/Horário: 2, 3, 9, 10, 23,30 e 31 de julho / 21h30
Local: Claustros do Convento dos Remédios – Av.ª S. Sebastião – Évora
Org.: Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica”
Mais informação: T.: (+351) 266 746 750 – Página Web: http://eborae-musica.org/
TEATRO
Émilie e Voltaire - A Bruxa Teatro estreia a peça Émilie e Voltaire , encenada por Figueira Cid e cujo texto, de Arthur Giron, foi traduzido por António Conde.
Dia(s)/Horário: De 14 (estreia) a 30 de julho - quarta a sábado às 21h30 e Domingo às 16h00
Local: Sala d' a bruxa Teatro – Ex-Celeiros da EPAC – Rua do Eborim, 16 – Évora
Mais informação: T. (+351) 266 747 047 – Página Web: http://abruxateatro.blogspot.com
T.E.L de Fanny y Alexander (It) – Primeiro espetáculo de um tríptico sobre a figura de Thomas Edward
Lawrence, que o cinema mitificou com Lawrence da Arábia. T.E.L. funda-se na exploração de mecanismos de comunicação à distância, no qual ator e atriz comunicam através de uma ligação rádio-internet. Este espetáculo integra o Festival Escrita na Paisagem, da Coleção B e a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição). Dia(s)/Horário: 15 de Julho Local: Teatro Garcia de Resende
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo Coleção B – Festival Escrita na Paisagem
Mais informação/Programa: T. (+351) 266 704 236 – TM (+351) 932 514 803 – Página Web:
www.escritanapaisagem.net

Concelho de Montemor-o-Novo
EVENTOS MULTIDISCIPLINARES
Cidade Preocupada – A 3ª edição do evento multidisciplinar Cidade Pre0cupada invade mais uma vez a cidade de Montemor-o-Novo, suas hortas, jardins, muros e edifícios. Novas e irreverentes propostas dos mais variados campos da criação artística contemporânea compõem um vasto programa de concertos, exposições, oficinas, cinema, produtos biológicos, horticultura, instalação, performance e teatro. No decorrer desta iniciativa, a Oficinas do Convento, em conjunto com outras entidades da cidade, reclama o espaço público para a dinamização cultural, com entrada livre em todos os recintos.
Dia(s)/Horário: 1,2 e 3 de Julho Local: Consultar programa próprio
Org.: Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação
Mais informação/Programa: T/Fax.: (+351) 266 899 824 – Página Web: www.oficinasdoconvento.com
Concelho de Portel
EXPOSIÇÕES
Era Uma Vez, Teatro de Marionetas – 20 ano de bonecos
Dia(s)/Horário: Até dia 11 de julho
Local: Capela de Santo António
Org.: Município de Portel
Mais informação: T. (+351) 266 619 030 – Página Web: www.cm-portel.pt
Concelho de Redondo
TEATRO
Se o Mundo Fosse Bom, o Dono Morava Nele, pelo CENDREV – Espetáculo no qual até o público é convocado a participar, numa fusão de atores/bonecos/músicos, subvertendo as unidades de tempo, lugar e ação, deixando soltar-se a imaginação dos espectadores. Uma dramaturgia que mergulha no universo popular para falar do desconcerto do mundo.
Dia(s)/Horário: 24 de julho / 21h30
Local: Praça da República
Org.: Município de Redondo
Obs.: Entrada gratuita
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 (CCR geral) – Página Web: www.cm-redondo.pt

Concelho de Reguengos de Monsaraz
EXPOSIÇÕES
Em Cena – O grupo de teatro infantil do Centro Cultural de Outeiro “As Ovelhinhas Traquinas”, que existe há seis anos, constituído por 23 crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, apresenta o trabalho que tem produzido, desde as histórias aos desenhos, os cenários e os livros, mas também o significado de termos específicos do teatro como “bastidores”, “contrarregra” e “palco”. Esta mostra insere-se no Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto e integra a realização de trabalhos ao vivo. Expressão dramática e expressão corporal são algumas das atividades que os jovens artistas vão desenvolver na mostra, tal como criação de personagens ou de poesia.
Dia(s)/Horário: Até 24 de julho / De quinta – feira a domingo das 10h às 18h

Local: Casa Monsaraz – Vila de Monsaraz
Org.: Município de Reguengos de Monsaraz
Mais informação: T.: (+351) 266 508 040 – Página Web: www.cm-reguengos-monsaraz.pt/

Concelho de Viana do Alentejo
MÚSICA
XXXIII Encontro de Grupos Corais – O Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo promove o XXXIII Encontro de Grupos Corais no âmbito do qual irão desfilar pelas ruas da vila o Grupo Coral Feminino da Casa do Povo de N.ª Sr.ª das Neves (Beja), Grupo Coral e Etnográfico “Coop” de Grândola, Grupo Coral Alentejano “Lírio Roxo” de Paio Pires (Seixal), Grupo Coral e Etnográfico “Cantares de Évora” e o grupo anfitrião, Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo. Após a actuação realiza-se no Salão dos Bombeiros Voluntários um jantar convívio.
Dia (s)/Horário: 16 de Julho / 17h00
Local: Cine – Teatro Vianense
Org.: Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo com o apoio do Município de Viana do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 917 182 804 – Página Web: www.cm-vianadoalentejo.pt


DISTRITO DE BEJA
Concelho de Aljustrel
TEATRO
Se o mundo fosse bom, o dono morava nele , pelo CENDREV – Neste espetáculo que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição), até o público é convocado a participar, numa fusão de atores/bonecos/músicos, subvertendo as unidades de tempo, lugar e ação, deixando soltar-se a imaginação dos espectadores. Uma dramaturgia que mergulha no universo popular para falar do desconcerto do mundo.
Dia(s)/Horário: 20 de julho – 22h00
Local: Piscina Municipal Olímpica de Aljustrel
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Aljustrel
Mais informação/programa: T.: (+351) 284 600 070 (Município de Aljustrel) – Página Web: www.culturaalentejo pt (DRCALEN)
Concelho de Beja
TEATRO
O Jantar das Feras pela Companhia Lendias d’Encantar – Tendo como ponto de partida a famosa Fera
Amansada de William Shakespeare, transposta para a atualidade, este espetáculo divertido e bem-disposto, que aborda os temas intemporais do amor, das relações e em especial das conquistas amorosas, continua em cena, depois da estreia a 30 de junho, contando com a encenação do cubano Julio César Ramírez, também autor do texto e com a interpretação de Ana Ademar, António Revez, Marisela Terra e Rafael Costa.
Dia(s)/Horário: 1, 2, 7 e 9 de julho / 22h00
Local: Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Bilhete: 3 euros
Mais informação/Reservas: T.: (+351) 284 315 090 (Pax Julia – Teatro Municipal de Beja) – Página Web:
www.lendiasdencantar.blogspot.com

Concelho de Castro Verde
EXPOSIÇÕES
“Máquinas, objetos e memórias da ruralidade” – Este é o nome da exposição que assinalará o início das
atividades no Museu da Ruralidade, situado na Praça Zeca Afonso, em Entradas.
Com a abertura ao público desta exposição, a Câmara Municipal de Castro Verde pretende valorizar aquele espaço museológico associando-o, desde logo, aos festejos tradicionais anuais da vila de Entradas, dando-se o natural realce que as manifestações desta natureza têm para a construção da memória coletiva da comunidade, objeto de particular importância para o Museu da Ruralidade. Procurando que o espaço de exposição mostre e explique o funcionamento dos objetos, máquinas ou outros equipamentos de natureza rural, o Museu terá sempre como prioridade salvaguardar, registar e estudar todas as manifestações do imaterial e da oralidade que se realizam no concelho e em alguns locais específicos do Alentejo.
Dia(s)/Horário: 29 de julho / 18h00
Local: Museu da Ruralidade – Entradas
Org.: Município de Castro Verde
Mais Informação: T.: (+351) 286 320 700 – Página Web: www.cm-castroverde.pt

Concelho de Moura
TEATRO
Alto e Para o Trabalho ! – O Teatro Fórum de Moura estreia o seu novo trabalho Alto e Para o Trabalho !, no âmbito do ERVAÇUM – Festival Cultural de Santo Amador. Esta peça, pensada para ser apresentada em
espaços públicos, ao ar livre, ou em espaços amplos fechados, tem um cariz fortemente popular e desenvolvese partindo de um cenário desenhado em trapézio. O Teatro Fórum de Moura aplica, uma vez mais, a metodologia de Dramaturgia em Processo baseada em pesquisa, entrevistas, debates e improvisações da equipa de trabalho que progressivamente o escritor de peças /encenador vai consolidando.
Dia(s)/Horário: 1 de julho / 22h00
Local: Praça D. Mª Gertrudes Pires – Moura
Mais informação/Programa do Festival: T.: (+351) 285 894 134 – Página Web: http://santo-amador.blogspot.com
Concelho de Serpa
FESTIVAIS
12.º Festival Noites da Nora – Contando já com a sua 12.ª edição o Festival Noites da Nora aposta em novos talentos da música portuguesa, companhias de teatro de referência e emergentes no panorama nacional, na criação de parcerias com estruturas teatrais, nas residências de criação artística e na aproximação com o público.
Dia(s)/Horário: De 15 a 30 de julho ( de terça a domingo) / 21h30 (abertura do espaço) – 22h30 (início dos
espetáculos – domingo – 22h00)
Local: Espaço da Nora, em Serpa
Org.: Companhia de Teatro Baal 17 com o apoio do Município de Serpa
Obs.: Consultar programa próprio
Mais informação/Programa: T.: (+351) 284549488/ 961363107 – Página Web – www.baal17.pt –
http://noitesnanora.blogspot.com

LITORAL ALENTEJANO/ ITORAL DISTRITO DE SETÚBAL

Concelho de Grândola
TEATRO
O Auto do Velho da Horta, pelo Teatro ao Largo – Espectáculo baseado na comédia clássica de Gil Vicente, no qual um velho rico, gostando dos prazeres da sua horta, apaixona-se por uma mulher jovem que veio para comprar alguns temperos. Ela rejeita os seus avanços desdenhosamente. Uma alcoviteira manhosa oferece-lhe os seus serviços, e consegue esfolá-lo de todos os seus bens. Finalmente a alcoviteira é detida por um oficial da lei e açoitada. Logo aparece uma menina que diz ao velho que a mulher que ele adora já casou com um belo rapaz. O velho, com a sua vida em ruínas, o seu dinheiro ido, e sua esposa e filhas destituídas, lamenta a sua estupidez.
Dia(s)/Horário: 22 de julho / 22h00
Local: Jardim Público de Grândola
Org.: Município de Grândola
Mais informação: T. 269 450 000 – Página Web: www.cm-grandola.pt – www.teatroaolargo.com

Concelho de Santiago do Cacém
TEATRO
Piratas no Azul, pelo 3 em Pipa – Piratas no Azul são um projeto de sensibilização ambiental que conjuga a animação teatral com a dramatização de histórias. Uma família de piratas desemboca na praia ou no campo à procura de um tesouro que lhes restituirá o direito a serem piratas. Encontram-se numa viagem no tempo onde lhes está interdita a entrada no mar… Cabe ao público ajudar esta família a Reencontrar-se e a redescobrir a sua relação com os elementos da terra, do ar e do mar.
Serão apresentadas duas animações teatrais que integram a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul (2.ª edição).
Dia(s)/Horário: 29 de julho / 11h00 e 16h00
Local: Praia da Lagoa de Santo André – Santiago do Cacém
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) com o apoio do Município de Santiago do Cacém
Mais informação/ Programa: T. 269 829 400 (Município de Santiago do Cacém) – Página Web: www.culturaalentejo.pt (DRCALEN)
Concelho de Sines
EXPOSIÇÕES
MÚSICA NA ARTE: 3 EXPOSIÇÕES – “PANIS ET CIRCENSIS”, “OPERA” E “TNSC A PROSPECTUS
ARCHIVE” – No âmbito de parceria entre o Centro de Artes de Sines e o Centro Cultural Emmerico Nunes, são Apresentadas três exposições de fotografia que exploram diferentes abordagens ao universo da música. “Panis et Circensis” é um projeto de fazenda/valladares; “Opera” e “TNSC A Prospectus Archive” são produções Teatro Nacional de S. Carlos / Fundação EDP
Dia(s)/Horário: De 16 de julho (inauguração) a 24 de setembro / 19h00 (inauguração) – restantes dias 14h00- 20h00
Local: Centro de Artes de Sines e Centro Cultural Emmerico Nunes
Mais informação: T. 914827713 (Centro Cultural Emmerico Nunes) – 269 860 080 (Centro de Artes de Sines) Página Web: http://ccemmericonunes.blogspot.com/ – www.centrodeartesdesines.com.pt/


Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o
Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário